DestaqueNoticiasRegião

Em áudio, prefeito de cidade no PI manda abrir bares e restaurantes: ‘cansei de ser mandado’

O G1 procurou o prefeito e a prefeitura para comentar o ocorrido, mas não obteve contato até a publicação dessa reportagem. Segundo o Ministério Público, o gestor voltou atrás da decisão.

Em áudio que circula pelas redes sociais, o prefeito do município de Marcolândia, a 410 km de Teresina, Chico Pitu (PT), manda abrir bares e restaurantes da cidade porque “está cansado de ser mandado”. O gestor cita a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual (MP-PI) na cidade diz que “se ela quiser fechar vai ter que ir até aqui”.

G1 procurou o prefeito e a prefeitura para comentar o ocorrido, mas não obteve contato até a publicação dessa reportagem. O Ministério Público informou que a promotora Tallita Bezerra comunicou ao órgão que o gestor voltou atrás e decidiu fechar os estabelecimentos novamente.

As atividades econômicas estão paradas devido aos decretos estaduais estabelecidos para conter os avanços da pandemia da Covid-19.

Município de Marcolândia, no Piauí — Foto: Divulgação

Município de Marcolândia, no Piauí — Foto: Divulgação

O Piauí contabilizou 7.105 casos confirmados de coronavírus em 167 municípios, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na noite desta sexta-feira (5).

No estado, até o momento, 224 pessoas morreram em decorrência da doença. Marcolândia registrou 8 casos de infecção pelo coronavírus. Segundo a Sesapi, o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, é referência no atendimento para pacientes da Covid-19 de Marcolândia.

A unidade de saúde tem 35 leitos clínicos, dos quais 8 estão ocupados. 18 Unidades de terapia intensiva (UTIs), das quais três estão ocupadas e um leito de estabilização, que está ocupado.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

Comentários

Artigos relacionados

Fechar