DestaqueEconomiaGeralNoticias

Valores a receber: brasileiros esperavam “fortuna” e encontram centavos

A expectativa era de encontrar alguma “fortuna” escondida, mas os brasileiros têm se deparado com apenas alguns centavos em suas contas.

Muita gente foi pega de surpresa, há mais de dois meses, pela notícia de que tinha dinheiro esquecido em bancos e financeiras a ser liberado pelo Banco Central por meio da plataforma SVR (Sistema Valores a Receber).

expectativa era de encontrar alguma “fortuna” escondida, mas os brasileiros têm se deparado com apenas alguns centavos em suas contas. Nesta segunda (14), o Banco Central informa e libera a transferência dos valores disponíveis para os nascidos entre 1968 e 1983.

Nas redes sociais, o humor dos memes não perdoa. O caso lembra o da idosa cuja família arrecadou dinheiro para evitar a decepção com o saldo do Valores a Receber, que era de 4 centavos. Filhos e netos se reuniram e entregaram a ela R$ 1.000.

Moedas (Foto: Reprodução)Moedas (Foto: Reprodução)

A primeira fase do programa devolverá R$ 4 bilhões para mais de 28 milhões de pessoas físicas e jurídicas. Ao todo, são 26 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs. Para saber se vai receber, é preciso informar o número do CPF ou do CNPJ, a data de nascimento do trabalhador ou a data de abertura da empresa.

Haverá ao menos duas fases de liberação. Nesta primeira, estão sendo liberados valores que foram deixados em contas-correntes ou poupança encerradas com saldo disponível; tarifas e parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente; cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados.

Será que esses centavos compensam o drama dos filhos que tiveram que lidar com a ansiedade dos pais? Tem gente tão decepcionada que acha que não compensa nem mesmo o trabalho do cadastro.

Para conseguir o acesso ao valor, a conta do portal Gov.br deve ser nível prata ou ouro, classificações de maior segurança e que exigem um cadastro mais completo, como ter biometria no Denatran (Departamento Nacional do Trânsito) ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Veja aqui o passo a passo para transferir o valor esquecido.

CONFIRA O CALENDÁRIO DE LIBERAÇÕES DA PRIMEIRA FASE

Nas datas abaixo, quem tem dinheiro a receber saberá quanto poderá sacar

Data de nascimento ou de criação da empresa – Período para pedir a transferência – Data de repescagem (para quem perder a data agendada)

Antes de 1968 – 7 a 11/3 – 12/mar

Entre 1968 e 1983 – 14 a 18/3 – 19/mar

Após 1983 – 21 a 25/3 – 26/mar

Segunda fase começa em maio

A consulta de valores a receber na segunda fase de pagamento do dinheiro esquecido começará em 2 de maio. É possível que o trabalhador ou o empresário encontre valores nos dois lotes. Também será informada uma data para sacar o montante.

O dinheiro a ser devolvido é referente a tarifas, parcelas ou obrigações em operações de crédito cuja devolução não estava prevista em termo assinado com o BC, além de contas de pagamento pré-pagas ou pós-pagas encerradas com saldo disponível.

Haverá também pagamentos em casos de contas mantidas em corretoras e distribuidoras de valores para registro de ativos financeiros dos clientes. Em muitos casos, há cobranças de tarifas duplicadas, que também serão devolvidas.

É nessa fase que os aposentados do INSS poderão resgatar os descontos indevidos no crédito consignado, segundo o Banco Central, e as empresas falidas poderão recuperar valores que ficaram esquecidos em alguma instituição.

FONTE: Folhapress

Comentários

Artigos relacionados

Fechar