DestaqueNoticiasRegião

Belém do Piauí é o maior produtor de mel do Nordeste, aponta levantamento

No segmento da apicultura, várias ações são desenvolvidas por meio de um modelo de atendimento diferenciado e voltado ao aprimoramento da gestão para melhoria dos resultados produtivos e financeiros.

FOTO: Reprodução

Com o objetivo de aumentar a produção e a renda dos produtores do Nordeste e da região norte de Minas Gerais, o Senar, juntamente com a Anater e por meio de convênio, elaborou e executa o projeto Agronordeste.

No segmento da apicultura, várias ações são desenvolvidas por meio de um modelo de atendimento diferenciado e voltado ao aprimoramento da gestão para melhoria dos resultados produtivos e financeiros.

Em 2021 foram atendidos mais de 2.440 pro­ dutores.  O Valor Bruto de Produção (VBP) foi de mais de 12 milhões de reais. As vendas de mel a granel (84%) e de mel envasado (14,2%) representaram, juntas, 98,2% do fatu­ ramento total.

O projeto está presente em 136 municípios, fortalecendo a geração de emprego e renda para a região. Foram produzidos, nos municípios atendidos pelo projeto, mais de 707 toneladas de mel.

O principal município produtor é Belém do Piauí, no Estado do Piauí, onde são atendidas 25 propriedades, que geraram mais de 661 mil reais de renda total no ano analisado.

 

Experiência na Produção

Em Belém do Piauí, no estado do Piauí, o Projeto Agronordeste atende o produtor Irineu Antônio Dantas Leal por meio do técnico de campo Luiz José. O Sr. Irineu é um produtor experiente na apicultura e, com a ATeG do Senar, conseguiu consolidar o processo de gerenciamento da produção e a mensuração dos seus resultados. Essa organização permitiu uma melhor visualização da sua situação produtiva e econômica, resultando em tomadas de decisão mais assertivas e efetivas.

Matéria Relacionada – SENAR e Prefeitura de Belém do Piauí qualificam Apicultores na produção de abelhas rainhas

Multiplicar e Gerenciar 

A produtora Rosilma Ramos Pereira Santos, atendida pelo técnico de campo Alex Sandro Santa Rosa, no município de São João da Ponte­MG, destaca­se por conduzir a atividade juntamente com seu esposo Avilmar. Após terem recebido a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, praticamente triplicaram o número de enxames em seus apiários e mais do que dobraram a sua produção de mel. Gerenciam fielmente a atividade, anotando todos os lançamentos mensais, o que os torna destaque no grupo de produtores atendidos.

Organização que Transforma em Tecnologia 

O Sr. Fábio José Soares Vieira é apicultor atendido pelo Projeto Agronordeste (Senar/Anater/Mapa), no município de Independência­CE, pelo técnico de campo José Aldy. O produtor hoje se sente orgulhoso da transformação de seu apiário, que está mais organizado e bem gerenciado. Toda essa mudança organizacional, promovida pela ATeG, contribuiu, em conjunto com novas tecnologias, no aumento da produção de suas mais de 100 colmeias, mesmo diante da escassez de chuvas.

Confira o levantamento do Senar na íntegra – CLIQUE AQUI.

FONTE: Infonewss

Comentários

Artigos relacionados

Fechar