DestaqueGeralNoticias

UESPI oferece atendimento psicológico via WhatsApp durante período de isolamento social provocado pelo coronavírus

Interessados devem entrar em contato por telefone e passar por um formulário de triagem.

Psicólogas farão atendimento via WhatsApp durante período de isolamento social — Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Para ajudar a população no meio do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) está disponibilizando atendimentos pelo WhatsApp. A iniciativa é da equipe de psicologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade.

“Essa demanda chegou até nós, nesse sentido de situação emocional e psicológica que levavam as pessoas a agravarem os transtornos que já possuíam ou, então, pessoas que nunca tiveram transtornos apresentarem, por exemplo, sintomas de ansiedade, ataques de pânico, melancolia e choro em excesso”, explicou Camila Siqueira, professora responsável pelo projeto.

Segundo uma das preceptoras do projeto e psicóloga da residência, Rose Batista, o momento é de procurar as ferramentas que ajudem a lidar com essa situação de medo, angústia e incertezas.

“Nós estamos vivendo uma crise na saúde com essa pandemia que talvez nunca foi vista pelas novas gerações. Então, a Covid-19 além de poder causar danos físicos, ela também pode causar danos psicológicos pelo medo e o pânico das pessoas”, afirmou.

O atendimento online foi legalizado pelo Conselho Federal de Psicologia em 2018. As psicólogas responsáveis acreditam que, em um momento como esse, onde as pessoas devem evitar o contato pessoal para evitar a disseminação da Covid-19, ele pode fazer a diferença.

“Nosso principal objetivo foi tornar acessível o atendimento para que todos possam cuidar mais da sua saúde mental, mostrar que as pessoas não estão sozinhas e que existem outras formas de comunicação que vão ajudar bastante”, destacou a psicóloga.

Interessados devem entra em contato por meio de mensagem para os números (86) 9 8834- 9779/ 9 9976- 8432 e passar pelo processo de triagem.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar