Região

Cresce o número de casos de Sífilis em Picos

CTA

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos verificou um aumento significativo no número de casos de Sífilis em 2016. Segundo dados do órgão, até o dia 11 de outubro já foram notificados 77 casos, praticamente a mesma quantidade de 2015, quando foram registradas 78 ocorrências da doença.

Mas ao contrário da Sífilis, os casos de HIV tiveram uma redução inesperada. Em 2015, o CTA notificou 32 casos, já neste ano, até o dia 11 de outubro, foram diagnosticadas apenas 11 pessoas com a doença. Quanto aos casos de Hepatite B e C, nenhum episódio foi notificado até o momento.

De acordo com a coordenadora do CTA de Picos, a enfermeira Ozeany Vieira, o órgão atende todos os municípios do Vale do Guaribas e realiza uma média mensal de 450 exames. A maior parte dos paciente, segundo ela, é picoense.

Ozeany Vieira, enfermeira e coordenadora do CTA de Picos - Foto: Fabrício Sousa
Ozeany Vieira, enfermeira e coordenadora do CTA de Picos – Foto: Fabrício Sousa

“Nosso público maior são as gestantes. Hoje todo médico exige que as gestantes façam no mínimo dois exames durante a gravidez e também tem comparecido bastante os jovens, justamente pela faixa etária das doenças sexualmente transmissíveis estar mais nesse público de 15 a 24 anos, então tem sido bastante grande a procura aqui no CTA”, avalia a coordenadora.

FONTE: Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar