DestaqueJaicós

JAICÓS: Escola desenvolve Projeto e lança Cordel produzido por alunos

dddDSC_0501

Será realizada na noite desta quinta-feira (14) a culminância do Projeto Pedagógico “As Manifestações Culturais e o lugar onde vivo”, desenvolvido pelo corpo docente e discente da Unidade Escolar Lily Silveira, durante o primeiro semestre de 2016.

A Culminância foi dividida em duas etapas, sendo que na noite de hoje será a vez do Ensino Médio e no próximo sábado (16) a apresentação ficará por conta dos professores e alunos do Ensino Fundamental.

De acordo com a organização do evento, o Projeto teve como objetivo principal conhecer a cultura do Município, além de identificar e caracterizar as principais manifestações praticadas pela comunidade; Discutir o impacto dessas manifestações na formação dos educandos; propor formas de aproveitamento das manifestações culturais para a melhoria dos resultados dos educandos, entre outros.

dddDSC_0502

Dentro da programação desta quinta-feira, está a declamação de cordel de autoria da professora Elizangela Oliveira em parceria com os alunos da 3ª série do Ensino Médio. Para a professora, as manifestações culturais são importantes no processo de aprendizagem, daí a necessidade de existir uma interação entre escola e cultura. “A pretensão da escola é levar os alunos a conhecer e valorizar a cultura do Município”, disse.

Elizangela enfatizou ainda que o cordel é uma cultura tipicamente nordestina, por isso foi escolhida. “Além disso, o texto relata parte da história do município de Jaicós”, ressaltou.

Outras atividades serão apresentadas como a exposição de maquetes, ervas medicinais e comidas típicas, onde serão oferecidas ao convidados pequenos porções para degustação; Homenagens ao vaqueiro; apresentação de quadrilha junina e grupo de São Gonçalo. Para finalizar, haverá apresentação de slides mostrando a grandiosidade da feira livre de Jaicós, com seu artesanato e diversidade de produtos comercializados.

O texto do cordel abrange a história do município desde sua origem aos dias atuais, citando a feira, o artesanato de Várzea Queimada, seus artistas (escritores, poetas, compositores, e os violeiros Genivaldo Sousa e Zé Reis), suas localidades, filhos ilustres e educação do município. O cordel produzido pela Professora Elizangela e seus alunos estará à venda no local..

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar