DestaqueGeralNoticias

Ministério da Agricultura diz que ‘sementes misteriosas’ chegaram ao Piauí; saiba para onde enviar

As pessoas que receberem os pacotes devem encaminhar imediatamente à Superintendência do Mapa em Teresina ou às sedes da Adapi no interior do estado. Sementes não devem ser plantadas nem jogadas no lixo.

Sementes misteriosas chegam ao Piauí, informa Superintedência do Ministério da Agricultura — Foto: Divulgação/Superintedência do Ministério da Agricultura

A Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Piauí confirmou nesta terça-feira (6) que uma pessoa do estado recebeu um pacote com algumas “sementes misteriosas” por correspondência. Em todo o país, mais de 140 amostras já foram coletadas e estão sob análise em Goiás.

De acordo com Germano Coelho, superintendente de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Ministério da Agricultura no Piauí, as pessoas que receberem os pacotes no estado devem encaminhar as sementes imediatamente à Superintendência do Mapa em Teresina ou às sedes da Adapi no interior do estado.

“Uma pessoa já nos procurou ontem [segunda-feira, 5 de outubro] informando que recebeu. Nós já encaminhamos para o laboratório que está analisando o material. Orientamos a todos que receberem que imediatamente nos informem”, declarou.

O material está sendo analisando no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia.

Onde entregar as sementes

Em Teresina, os pacotes podem ser entregues na sede da Superintendência e na sede da Agência de Defesa Agropecuária (Adapi). Veja os endereços:

  • Rua Taumaturgo de Azevedo 2315, Teresina, Centro – Sul, CEP: 64001-665
  • Rua 19 de Novembro, 1980 – Morro da Esperança, Bairro Porenquanto, Teresina. CEP: 64008-080

No interior, as sedes da Adapi receberão o material. Os endereços podem ser consultados no telefone: 86 3301-4500.

Material não deve ser descartado no lixo

O Ministério da Agricultura orientou que as pessoas não abram os pacotes de sementes não solicitados. A maioria dos pacotes é oriunda de países asiáticos como China e Malásia.

“Até o momento, não é possível apontar os riscos envolvidos. Desta forma, o pacote não deve ser descartado no lixo, a fim de evitar o contato das sementes com o solo e sua germinação. As sementes também não devem ser plantadas, pois ainda não são conclusivos os estudos sobre os riscos”, informou o Ministério.

O órgão alertou ainda que a orientação vale para o recebimento de sementes que cheguem do exterior de qualquer país e não somente da China.

A importação de vegetais sem autorização pode introduzir pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no Brasil, além de causar prejuízos econômicos. Para evitar o risco fitossanitário, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no país. Não é possível ainda afirmar se essa ação está relacionada a alguma estratégia de marketing de vendas por e-commerce”, informou ainda o Mapa.

FONTE: G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar