CulturaDestaqueGeralNoticias

Exposição mostra importância dos jumentos na cultura brasileira

Exposição “O Jumento é Nosso Irmão” será aberta nesta terça-feira, 21, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Os retirantes do sertão, xilogravura do pernambucano J. Borges | Reprodução

Nesta terça-feira (21), às 17h, o Salão Nobre da Câmara dos Deputados receberá a abertura da exposição “O Jumento é Nosso Irmão”, que busca destacar a importância cultural dos jumentos na sociedade brasileira. A mostra incluirá obras de pintores como Sergio Amorim, Sergio Bordim e Candido Portinari, além de xilogravuras de J. Borges e Ciro Fernandes. Fotografias e literatura também serão apresentadas para ilustrar a relevância cultural desses animais.

O deputado federal Nilto Tatto (PT-SP), responsável pela iniciativa do evento, será um dos palestrantes, juntamente com Vanessa Negrini, diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores. Representantes da organização internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary, Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun, também participarão do evento.

Meninos, de Cândido PortinariMeninos, de Cândido Portinari

Além de celebrar a cultura dos jumentos, a exposição destaca uma séria ameaça que esses animais enfrentam devido ao comércio de peles. Muitos são capturados, comprados ou roubados para a produção do ejiao, um remédio tradicional chinês. A campanha “Salve Jegue”, realizada em 2022, uniu celebridades, influenciadores, meios de comunicação e o público em um apelo pelo fim do abate de jumentos.

Atualmente, dois projetos de lei estão em tramitação no Congresso para proibir o abate desses animais: o PL 5949/13 e o PL 2387/22. A exposição busca conscientizar o público sobre essa questão e promover a proteção dos jumentos na cultura brasileira.

Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar