DestaqueGeralNoticias

Covid-19: Piauí entra em alerta após Ceará detectar variante

A nova variante provocou um aumento substancial na quantidade de casos de Covid-19 no estado vizinho

O Piauí está em alerta após o vizinho estado do Ceará detectar a circulação de uma variante do coronavírus. Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), um sequenciamento genético contatou a circulação no estado da variante JG.3, que é descendente da EG.5, que já havia sido registrada em estado do Sul e Sudeste do país.

As autoridades de saúde do Ceará afirmaram que a variante provocou um aumento substancial na quantidade de casos notificados no estado. Na semana de 1 a 18 de novembro, a Sesa registrou 226 diagnósticos da Covid. O número é o dobro do observado na semana anterior. 

Covid-19 - (Reprodução)Reprodução

Covid-19

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) explicou que segue monitorando os números da doença no estado e que não há registro de aumento de casos. Os dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificações (Sinan) do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) mostram a Covid está dentro da normalidade no Piauí.

“A Sesapi continua monitorando, a cada Semana Epidemiológica, nos sistemas oficiais, o número dos casos registrados de Covid-19. O que percebemos é uma oscilação, semana após semana, contudo, em nenhum momento, até agora, nós observamos um aumento expressivo, que nos traga preocupação quanto à situação da doença em nosso estado”, disse Ester Miranda, Gerência de Vigilância em Saúde.

A Sesapi analisou que o último aumento registrado nas notificações ocorreu na semana de 15 a 21 de outubro quando foram diagnosticados 70 casos. Na semana seguinte o número reduziu para 48. Desde janeiro, o acumulado de casos de Covid-19 no Piauí soma 11.709.

Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar