DestaqueJaicósNoticias

Vereadora Sirlene solicita adutora e poços tubulares para localidades rurais de Jaicós

A Câmara Municipal aprovou três requerimentos apresentados pela vereadora Maria Sirlene Lopes Silva Barros (PPL) na sessão desta sexta-feira (17) no plenário Humerto Reis da Silveira.

A Vereadora solicitou do Prefeito Municipal, do Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, a construção de uma adutora na comunidade Jacú, zona rural do municipio de Jaicós.

Justificou que a comunidade Jacú sofre com a falta de água, e com a construção da adutora essa poderá chegar às torneiras dos moradores da referida região, beneficiando aproximadamente 30 famílias. “Destacamos que o projeto deverá ser acompanhado por técnicos e que a comunidade também seja ouvida, para uma melhor eficácia da adutora”, disse.

Sirlene encaminhou requerimento ao Coordenador Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas no Piauí (DNOCS) e ao Prefeito Municipal de Jaicós, solicitando a perfuração de poços nas localidades Tiririquinha e Matinha, zona rural do municipio de Jaicós.

A parlamentar informou que a localidade Tiririquinha possui em torno de 07 famílias, que sobrevivem através de água de um olho d´água, tanto para consumo humano e animal, porém esse reservatório natural está secando e em breve poderá faltar água para a comunidade. Disse ainda que na comunidade Matinha possui aproximadamente 10 famílias, e tem um poço, porém, esse foi cavado em uma profundidade em que o poço não dá a vazão necessária para atender a demanda da população. “As máquinas do Dnocs poderiam aproveitar a estadia em nosso município e perfurar o poço para dar uma maior vazão de água. Com a perfuração de um poço tubular vai minimizar a falta de água que assola a localidade”, afirmou.

No terceiro requerimento apresentado, a Vereadora solicitou do Cordenador Estadual do Cadastro Único do Programa Bolsa Família, a realização de uma palestra para os beneficiários do Programa Bolsa Família, especialmente, os 238 que estão sendo identificados no processo de fiscalização da CGU (Controladoiria Geral da União).

A vereadora ressaltou que o objetivo da palestra é esclarecer aos beneficiários sobre que caminhos/rumos às famílias identificadas no processo de fiscalização da CGU poderão tomar para que sejam resolvidas as diversas situações existentes no programa.

O município de Jaicós tem 112 benefícios bloqueados e 238 cancelados esperando a visita da CGU.

Da redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar