DestaqueNoticiasRegião

Representantes do MPA fazem manifestação na Justiça Federal de Picos

Representantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da região de Picos realizaram na manhã de hoje (06) uma manifestação na Justiça Federal do Piauí, sede de Picos.

Segundo a camponesa e integrante do movimento, Francisca das Chagas, a ação tem como pauta apoiar os companheiros do MST (Movimento dos Sem Terra) que estão fazendo uma greve de fome em apoio ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e estão acampados em Brasília. O ato é titulado como “Jejum público por democracia, por justiça no Supremo Tribunal Federal e contra a volta da fome”.

“A gente vem acompanhando nos últimos meses o acirramento de um golpe no Brasil, onde se instalou um governo golpista, retirando todos os direitos. Um judiciário que tem um propósito, que é não deixar o Lula ser candidato, porque hoje é ele visto, principalmente pelos pobres, pela classe trabalhadora como a saída da crise[…]. A gente tirou como linha, dentro da via campesina, fazer uma greve de fome, estamos hoje no sétimo dia de uma greve de fome em Brasília, com seis companheiros do MST, do MPA e CMT, pela volta de Lula e contra a volta da fome”, explicou.

Ainda segundo Francisca das Chagas, a população do país, sobretudo de municípios piauienses, já está se deparando com a volta da fome e da pobreza extrema.

“É uma situação de miséria e de fome que está voltando às nossas portas, nas nossas comunidades, situação que a gente não via desde 2002. Então a gente luta, não só pelo movimento dos pequenos agricultores, não só pelos camponeses, mas também pelos trabalhadores da cidade também, por todos”, afirmou.

Sônia Costa, também integrante do MPA, fala que na manifestação em Picos há representantes de Francisco Santos, Campo Grande e Jaicós e segundo ela, essa mesma ação acontece em outros municípios. Ela conta como foi feita a mobilização do grupo.

“Essa atividade foi uma linha que foi tirada do Movimento dos Pequenos Agricultores à nível nacional, para estar fazendo a greve de fome e também nos estados, está se aderindo ao jejum e à greve de fome, nós estamos fazendo hoje o jejum”, contou.

As polícias Militar e Rodoviária Federal foram acionadas pelo chefe de segurança da JF, Dom Carlos, para tentar fazer a retirada dos manifestantes. Entretanto, de acordo com o agente da PRF, Vitor Lúcio, não houve necessidade de retirar os integrantes do MPA do órgão porque eles estavam se manifestando de forma pacífica.

Dois policiais, da PRF e PM, dialogaram com o grupo

“A gente foi chamado para averiguar a situação de segurança do local, e que existiam alguns manifestantes fazendo manifestação no interior da Justiça Federal, a gente veio até o local, viu que a manifestação é pacífica, não tem nenhum indício de violência de nenhuma parte, então o que a gente fez foi abrir um canal de negociação com os manifestantes, para que a gente possa ouvir as demandas deles e ao mesmo tempo, a gente possa ouvir as demandas por parte do estado, para que seja contida e não seja uma manifestação com violência e que tudo ocorra bem e que cada um exerça seu direito de se manifestar”, argumentou o agente da PRF.

Os ativistas afirmaram que ficarão no local até o final do expediente no órgão, por volta das 17h. Vitor Lúcio conversou com o grupo para que eles permanecessem em silêncio e que não atrapalhasse o trabalho dos servidores da Justiça Federal.

A nossa equipe tentou gravar uma entrevista com o diretor da Justiça Federal, sede de Picos, Nilson Silva, mas ele afirmou que não iria se manifestar sobre o assunto. O chefe de segurança, Dom Carlos também não quiser falar.

FONTE: Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar