DestaqueNoticiasRegião

Oito açudes do Piauí atingem 100% da capacidade após fortes chuvas; veja cidades

Dentre os 28 reservatórios monitorados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI), oito estão com a capacidade máxima atingida e outros três variam entre 50% e 90%.

Oito açudes do Piauí atingiram 100% da capacidade após as chuvas intensas registradas em março, segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI). Veja as cidades abaixo:

Açude Caldeirão é ponto turístico em Piripiri, no Piauí — Foto: TV Clube

Açude Caldeirão é ponto turístico em Piripiri, no Piauí — Foto: TV Clube

Além destes reservatórios, o açude de Jenipapo, em São João do Piauí, está com 90% de sua capacidade atingida. Os de Nonato, em São Raimundo Nonato, e de Bocaina têm 61% e 50%, respectivamente. Ao todo, a Semarh monitora 28 açudes no estado.

“Realizamos vistorias ao menos duas vezes por ano. Estamos em constante contato com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, aos quais repassamos dados sobre o monitoramento das capacidades”, afirmou o diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da secretaria, Igor Klaus.

O gestor apontou ainda a campanha Banho Seguro, instituída pelo governo do Piauí, que conscientiza banhistas a respeito dos riscos de afogamentos e das medidas de prevenção para evitar as ocorrências. Algumas orientações são:

  • Utilizar boias e coletes salva-vidas;
  • Não ingerir bebida alcoólica;
  • Verificar se o local é propício para a frequência de crianças, idosos e gestantes;
  • Verificar se o local é de difícil acesso ou não;
  • Sempre adentrar na água acompanhado de uma pessoa que saiba nadar.

Mortos por afogamento

Dois adolescentes e um adulto morrem afogados em açude de Santa Cruz dos Milagres — Foto: Reprodução

Dois adolescentes e um adulto morrem afogados em açude de Santa Cruz dos Milagres — Foto: Reprodução

Em fevereiro, três pessoas morreram afogadas após uma canoa virar em um açude na zona rural de Santa Cruz dos Milagres, no Sul do Piauí. As vítimas foram identificadas como Gesleyany do Nascimento Silva, de 14 anos; Francisco Jeanderson Evangelista Soares, de 16 anos; e José Airton de Sousa Rodrigues da Silva, de 47 anos.

Os familiares das vítimas informaram que estavam em uma fazenda às margens da PI-225, que liga o município a Aroazes, para um momento de lazer, quando quatro adolescentes – Francisco, Gesleyany, Letícia e Diogo – resolveram pegar uma canoa para atravessar o açude.

“No meio do caminho, a água começou a entrar na canoa e a afundou. Letícia e Diogo conseguiram se salvar nadando, mas Francisco e Gesleyany se afogaram. Um senhor, que presenciou tudo, entrou no açude para tentar salvá-los e acabou se afogando também“, afirmou o tenente Cezar Filho, comandante da Polícia Militar de Santa Cruz dos Milagres.

Barragem transbordou

Barragem sangra em Caridade do Piauí e deixa cerca de 50 desabrigados

Ainda neste mês, a Barragem de Caridade transbordou, deixou cerca de 50 pessoas desabrigadas e alagou áreas residenciais e comerciais em Caridade do Piauí. O engenheiro civil Samuel Geovane, de 27 anos, que trabalhava na prefeitura do município, foi achado morto após desaparecer nas águas que invadiram a PI-457, ao tentar atravessar a rodovia.

A barragem funciona como reservatório durante a seca, que dura entre maio e novembro. Os moradores de Caridade a utilizam para irrigar as plantações, dar de beber aos animais e até lavar as residências, mas a água não serve para o consumo humano.

Ao g1, a Semarh explicou que, embora o açude não faça parte do banco de dados da pasta, enviou equipes à região para monitoramento da estrutura do local e ações de melhoria da vazão da água.

G1 PI

Comentários

Artigos relacionados

Fechar