DestaqueNoticiasRegião

Agricultores familiares de 27 municípios recebem equipamentos agrícolas

A entrega ocorreu no auditório da SAF, no bairro Pirajá, zona norte de Teresina.

Reprodução

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) entregou, nesta segunda-feira (15), um total de 250 kits de irrigação e 12 equipamentos agrícolas a agricultores familiares de 27 municípios do Piauí. A entrega ocorreu no auditório da SAF, no bairro Pirajá, zona norte de Teresina.

Foram entregues 250 kits de irrigação tipo gotejo em baixa pressão de 500 m², além de um trator 75 cv acompanhado de duas carretas, duas grades aradoras, duas roçadeiras, duas carretas pipa, duas plantadeiras adubadeiras e um distribuidor de calcário.

A secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, cita a importância da entrega de kits de irrigação para a melhoria na produção da agricultura familiar do Piauí. “Permite a produção de hortaliças e de pequenas frutíferas, o ano inteiro. Isso faz com que o agricultor possa controlar seu processo produtivo para ter também uma comercialização constante. Esses agricultores normalmente estão inseridos na nossa estratégia de comercialização, e o kit de irrigação permite que possa manter as vendas durante todo o ano”, citou a gestora.

O investimento soma R$ 758 mil e os recursos são provenientes de emendas parlamentares do deputado federal Merlong Solano. O parlamentar cita que a parceria com a SAF já rendeu outros benefícios para a agricultura familiar.

“Aqui com a SAF já entregamos tratores, 800 mil mudas de caju, direcionamos recursos para a apicultura, cooperativa de caprinocultores, e muitas outras coisas, e temos novos desafios pela frente. Vamos continuar o trabalho de apoio à agricultura familiar”, pontuou o parlamentar.

O trator e os implementos foram entregues para o Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), que atua com jovens em situação de vulnerabilidade social. A presidente do projeto, Franciana Moura, explica que os equipamentos serão utilizados em um projeto de horticultura para jovens em cumprimento a medidas socioeducativas.

“A palavra que nos define neste momento é gratidão. É de grande valia para nós que trabalhamos com jovens da periferia de Teresina. Temos um sítio em Altos, uma espécie de fazenda, e lá nós pretendemos desenvolver projetos para trabalhar com os adolescentes que fazemos acompanhamento, principalmente alguns que vêm do sistema prisional, com medidas socioeducativas”, lembrou o presidente.

Foram também beneficiados agricultores familiares dos municípios de Água Branca,  Amarante, Barreiras do Piauí, Barro Duro, Beneditinos, Campinas do Piauí, Campo Largo do Piauí, Caridade do Piauí, Cristino Castro, Curralinhos, Eliseu Martins, Flores do Piauí, Gilbués, Jaicós, Jardim do Mulato, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Manoel Emídio, Matias Olímpio, Monte Alegre do Piauí, Nazária, Nossa Senhora dos Remédios, Olho D’água do Piauí, Pedro II, Santa Rosa do Piauí, Sebastião Barros e Teresina.

Ccom

Comentários

Artigos relacionados

Fechar