DestaqueGeralNoticias

Novo sistema de comunicação da PM terá 1,5 mil rádios digitais com cobertura em todo o Piauí

O ato foi lançado com uma solenidade no Quartel da Polícia Militar (PM-PI) com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

O Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (27), a primeira fase da digitalização do sistema de radiocomunicação da Secretaria da Segurança Pública do Piauí. O ato foi lançado com uma solenidade no Quartel da Polícia Militar (PM-PI) com a presença do governador Rafael Fonteles (PT).

Segundo o comandante da PM-PI, Scheiwann Lopes, o novo sistema de comunicação vai abranger os 224 municípios do Piauí e substituirá o atual sistema utilizado que, na avaliação dele, já está “obsoleto”.

“A polícia tem rede de rádio, mas hoje atualmente estamos com a rede obsoleta. Essa rede nova ela vai cobrir essa deficiência, além dela cobrir todo o espaço  do Piauí, ela é uma estrutura de caráter mais moderna no Brasil, a tecnologia mais moderna, então, é uma tecnologia nova e permite também integração com outras forças de segurança, inclusive federais e municipais”, explicou.

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

O sistema inclui equipamentos avançados e mais de 1.500 rádios digitais integrando a Central de Atendimento e Despacho (CAD) e as forças da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar da região metropolitana de Teresina.

O período para implantação é de um ano e meio. O investimento será de R$ 43 milhões e a operadora responsável será a Motorola.

A etapa atual atende uma cobertura geográfica de 251 mil km² na região metropolitana de Teresina até o litoral e, em breve, será expandida para região semiárida e cerrado.

Prevenir é melhor que remediar, diz governador 

Rafael Fonteles destacou fez elogios ao secretário de Segurança Chico Lucas. Segundo ele, a meta é ter a menor taxa de homicídios do país, juntamente com o menor número de mortes derivados de intervenção policial

“Eestou muito feliz de ver o secretário Chico Lucas e os comandantes das forças, todos sintonizados nessa direção de modernizar, de investir em inteligência, de investir em ciência para a gente ter o menor indicador de homicídios do Brasil com o menor número de mortes derivados de intervenção policial, ou seja, a vida em primeiro lugar, prevenindo que é muito melhor do que remediar”, disse.

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar