A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou nesta quinta-feira (19) o edital do vestibular para os cursos de Educação a Distância (EAD) do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Para 2025, a UFPI oferece 4.350 vagas distribuídas em 17 cursos de graduação, com aulas realizadas em 46 polos em todo o estado do Piauí.
UFPI oferece mais de 4 mil vagas para cursos a distância no Piauí
O evento de lançamento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, que destacou a importância dessa modalidade de ensino para a inclusão social. “O Piauí é o estado do Nordeste com o maior número proporcional de pessoas com Ensino Superior e tem o terceiro maior indicador de estudantes matriculados em universidades públicas. É uma marca muito especial e a educação aberta e a distância tem um papel determinante e fundamental na construção deste resultado”, afirmou.
Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira
Os cursos oferecidos incluem 13 opções de Licenciatura, como Ciências Agrárias/Agroecologia, Ciências Biológicas, Filosofia e Pedagogia; dois cursos de Bacharelado (Administração e Administração Pública); e dois cursos de Tecnologia (Tecnólogo em Energias Renováveis e Tecnólogo em Gestão de Dados).
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para a democratização do Ensino Superior. “A Universidade Federal do Piauí, através do CEAD, se faz presente para atuar fortemente naquilo que diz respeito à democratização do Ensino Superior para as mais diversas cidades do Piauí”, disse.
O processo seletivo é coordenado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese) e é fruto de um acordo com a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Seduc e as Prefeituras Municipais.
Portal O Dia