




Na noite desta quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados analisou duas importantes punições disciplinares envolvendo os mandatos dos deputados Carla Zambelli (PL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ).
Caso Carla Zambelli
No caso de Carla Zambelli, que teve sua condenação definitivamente confirmada pelo Supremo Tribunal Federal e encontra-se presa na Itália desde o trânsito em julgado, a proposta de perda de mandato foi rejeitada devido à insuficiência de votos. Foram 227 votos a favor da cassação, 110 contra e 10 abstenções. Para que a cassação fosse aprovada, eram necessários 257 votos.
A Comissão de Constituição e Justiça havia aprovado parecer favorável à cassação, sustentando que Zambelli, estando em regime fechado, não poderia exercer suas funções parlamentares. O relator da matéria, Cláudio Cajado (PP-BA), citou a exigência constitucional de presença em plenário e comissões.
Entre os deputados piauienses, Júlio César (PSD) foi o único a votar contra a cassação. Confira como votaram os demais:
A favor da cassação
-
Dr. Francisco (PT)
-
Flávio Nogueira (PT)
-
Florentino Neto (PT)
-
Merlong Solano (PT)
-
Jadyel Alencar (Republicanos)
Contra a cassação
-
Júlio César (PSD)
Caso Glauber Braga
Em relação ao deputado Glauber Braga, acusado de quebra de decoro por expulsar a pontapés um integrante do MBL durante uma sessão no ano anterior, a Câmara optou por uma punição menos severa do que a cassação inicialmente defendida pelo Conselho de Ética. Em vez disso, foi aplicada uma suspensão de seis meses. A decisão foi tomada após uma emenda do PT ser aprovada com 318 votos a favor e 141 contra.
Horas antes, o plenário também aprovou o Projeto de Resolução 86/25, que foi promulgado como Resolução 32/25, viabilizando a aplicação da suspensão.
Confira como votaram os deputados piauienses no caso de Glauber Braga:
A favor da suspensão
-
Elmano Férrer (PP)
-
Dr. Francisco (PT)
-
Flávio Nogueira (PT)
-
Florentino Neto (PT)
-
Merlong Solano (PT)
-
Jadyel Alencar (Republicanos)



