DestaqueGeralNoticias

Sesapi prevê aumento de 40 novos casos por dia da covid e estuda pico de transmissão

Florentino reforça o pedido de isolamento social e aponta que os próximos dias são cruciais e por isso defende a prorrogação da quarentena.

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, informou ao portal Cidadeverde.com que a previsão é de aumentar em 10% por dia os casos da covid-19 no estado. Segundo ele, isso corresponde a cerca de 40 novos casos diariamente. Florentino reforça o pedido de isolamento social e aponta que os próximos dias são cruciais e por isso defende a prorrogação da quarentena.

“O pico da doença ainda não está instalado e existe hoje um crescimento do número casos e óbitos e que a elevação hoje se dá num nível de crescimento de 10% ao dia, o que resulta em torno de 40 novos casos por dia. Nos próximos dias esse crescimento pode aumentar e o resultado pode ser de 100 casos dia”.

Membros do Comitê de Operações de Emergências e da academia recomendaram ao governador Wellington Dias (PT) prorrogue o decreto de isolamento social no Piauí.

“A posição de todos que foram ouvidos, academia, área técnica, profissionais de saúde, todos defenderam a necessidade de preservação de isolamento domiciliar”, disse Florentino, destacando que o Comitê, como um todo, iria se reunir para dá uma posição oficial ao governo.

Florentino Neto informou ainda que equipes da Secretaria de Saúde estão fazendo estudos epidemiológicos para identificar o pico de transmissão. A previsão é que o pico ocorra em meados do dia 15 de maio, mas poderá antecipar ou ser mais adiante.

Em videoconferência com senadores, o ministro da Saúde, Nelson Teich, disse não ser possível identificar quando será o pico da covid-19 no Brasil. “Não sei e ninguém sabe quando será o pico”, disse. Segundo ele, as datas projetadas hoje são simplesmente suposições em cima de modelos.

O governo espera resultado da pesquisa por amostragem com testagens rápidas em 15 municípios que ajudará a ter um quadro real da doença no estado.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar