DestaqueGeralNoticias

Campanha de vacinação contra a gripe e sarampo termina nesta semana

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a vacina contra a gripe estará disponível em seis pontos de vacinação drive thru e nas UBS

campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo entra na última semana. Próxima sexta-feira (24) é o prazo final em todo o país. A campanha estava prevista para ter encerrado no início de junho, mas foi prorrogada devido à baixa cobertura vacinal. A meta da cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que a vacina contra a gripe estará disponível em seis pontos de vacinação drive thru: Terminais do Parque Piauí, Zoobotânico, Livramento, Buenos Aires, CEU Norte e Teresina Shopping (edifício Garagem – estacionamento do G3); e em 82 Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas por toda a capital.

“Terão acesso ao imunizante todos os grupos prioritários da campanha, exceto as crianças, que devem ser vacinadas em uma UBS”, esclarece a coordenadora da campanha em Teresina, Emanuelle Dias.  

Campanha nacional de vacinação contra gripe  e sarampo terminam nesta semana | FOTO: Divulgação/FMSCampanha nacional de vacinação contra gripe  e sarampo terminam nesta semana | FOTO: Divulgação/FMS

Os públicos que têm direito à vacina contra a gripe são: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, idosos com 60 anos e mais, pessoas com deficiência permanente, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e longo curso e caminhoneiros.

Também nas 82 UBS do município, está disponível a vacina contra o sarampo, que está sendo aplicada em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e trabalhadores da saúde – a título de atualização da caderneta.

Vacinação contra Covid-19 continua. 

Além da vacina da gripe, os pontos de drive thru estão recebendo os públicos da vacina contra a covid-19: 1ª, 2ª e 3ª dose (pessoas de 12 anos e mais), além da quarta dose/2º reforço para adultos 18 anos e mais com intervalo mínimo de 4 meses da última dose. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, exceto para o CEU Norte que funciona das 9h às 12h.

vacinação infantil contra a covid-19 segue sendo realizada de segunda a sexta nas UBS Buenos Aires, Parque Brasil, Saci, Monte Castelo, Irmã Dulce, Cidade Jardim, Satélite, Alto da Ressurreição e Parque Poti. “Por questões de logística, as UBS que vacinam crianças contra a covid-19 não estão fazendo outros imunizantes. Nestes casos, recomendamos que a população procure outra UBS mais próxima”, diz Emanuelle Dias.

Documentos necessários

Para receber as vacinas é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os professores devem ainda apresentar um contracheque atual ou documento que comprove a atividade laboral (últimos 3 meses), expedido pela instituição onde o trabalhador atua, no município de Teresina. Pessoas com comorbidades e deficiência permanente devem apresentar um laudo ou declaração que comprove a comorbidade, com assinatura e carimbo do profissional de saúde.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar