DestaqueJaicósNoticias

Cáritas Brasileira Regional do Piauí capacita beneficiários do Programa “Uma terra e Duas águas” em Jaicós

A Cáritas Brasileira Regional do Piauí, realizou nestes dias 05 e 06 (quarta e quinta-feira) no salão do Patronato, uma capacitação voltada para as famílias beneficiárias  do P1+2 – Programa Uma Terra e Duas Águas no município de Jaicós.

Participaram da capacitação 67 famílias, que foram beneficiadas com a construção de cisterna calçadão e cisternas de enxurradas. Um dos objetivos principais do evento é fazer com que as famílias beneficiadas tenham um envolvimento maior com a gestão de águas na produção de alimentos, bem como definir os sistemas de produção apropriada para aumento da produção e consumo de alimentos.

De acordo com o Coordenador Técnico da Cáritas, Raimundo Duvale Azevedo, além das cisternas, outra tecnologia que está sendo trabalhada é o barreiro de Trincheira, que são tanques longos, estreitos e fundos escavados no solo e possuem a vantagem de ser estreito, o que diminui a ação do vento e do sol sobre a água. Isso faz com que a água evapore menos e fique armazenada por mais tempo durante a estiagem. “Essa Capacitação tem a finalidade de levar às famílias uma melhor compreensão  sobre as políticas públicas que estão sendo aplicadas nas comunidades; a parceria das famílias no controle de gestão dessa política pública e o direcionamento dessa compreensão,  levando essas famílias a ter melhor entendimento na segurança alimentar e nutricional praticadas em suas unidades de produção, assim como a valorização da cultura local e a valorização do seu próprio ambiente, do seu próprio município dentro da lógica de produção sustentável”, afirmou.

Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2

É uma das ações do Programa de Formação e Mobilização Social para Convivência com o Semiárido da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). O objetivo do programa é fomentar a construção de processos participativos de desenvolvimento rural no Semiárido brasileiro e promover a soberania, a segurança alimentar e nutricional e a geração de emprego e renda às famílias agricultoras, através do acesso e manejo sustentáveis da terra e da água para produção de alimentos. O 1 significa terra para produção. O 2 corresponde a dois tipos de água: a potável, para consumo humano, e água para produção de alimentos.

Da Redação

FOTOS: Josely Carvalho e Amanda Costa

Comentários

Artigos relacionados

Fechar