DestaqueGeral

Candidato de oposição, Chico Lucas é eleito novo presidente da OAB-PI

O advogado Chico Lucas foi eleito neste sábado (21) presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, para o triênio de 2016 a 2018. Candidato da oposição, a chapa 2 Renovação obteve maioria contra Sigifroi Moreno, da chapa 1 – Novas ideias, mais trabalho. Chico Lucas conquistou 50,89% dos votos válidos, contra 47,20% do segundo colocado. O pleito registrou ainda 1,91% de votos nulos e brancos.

1a4m9got1t9t1on74h617u8402jg

Em Teresina, a Chapa 01 “Sigifroi Presidente – novas ideias, mais trabalho” obteve 2.399 votos e a Chapa 02 “Renovação – Juntos Podemos Mais” com 2.610, e nulos e brancos 94. Já no interior a Chapa 01 ficou com 801 votos e a Chapa 02 com 840. Nulos e Brancos contabilizaram 35 votos no interior.

“Agora é unir a nossa classe. Foi um processo democrático muito bom. Temos que nos unir para que a Ordem saia fortalecida, estabelecer diálogo com os poderes, principalmente do Judiciário. Vamos nos reaproximar da sociedade, atuar no combate a corrupção, temos a questão cartorária, grilagem de terras. Tudo isso passa pela união das forças em torno de uma instituição. Por isso que vamos implementar as propostas. A partir de agora não existe mais chapa. Todos terão voz e vez. Não teremos revanchismo”, disse Chico Lucas à TV Cidade Verde.

A votação teve início às 9h e seguiu até às 17h. As urnas eletrônicas foram instaladas na sede da OAB-PI, em Teresina, e nas onze Subseções do Estado. O voto era obrigatório e os profissionais que não comparecem pagarão multa correspondente a 20% do valor da anuidade. Cerca de nove mil advogados estavam aptos a votar.

Francisco Lucas tem 31 anos, é procurador do Estado desde os 27 e também exerce a advocacia privada em Direito Imobiliário, Foi bolsista do Escola Dom Barreto em Teresina e depois professor do colégio. Exerceu a função de policial rodoviário federal, concursado aos 19 anos. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí e passou em primeiro lugar na OAB em 2007.

Entre as propostas da chapa estão honorários justos, judiciário em dois turnos, custas mais acessíveis, garantia dos direitos dos leigos e dos conciliadores, prestação de constas da gestão, prioridade de pauta para as advogadas lactantes e gestantes e autonomia para as subseções.

Foram instaladas 40 sessões eleitorais em todo o Estado, 27 apenas em Teresina. O sistema de apuração das urnas eletrônicas foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar