DestaqueNoticiasRegião

Alunos da Uespi de Picos realizam manifestação reivindicando melhorias para o transporte público

Reprodução

Na manhã dessa quarta feira (31), alunos da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da mesma, realizaram um ato de manifestação reivindicando melhorias no transporte público da cidade. A atividade aconteceu em frente à Prefeitura Municipal por volta das 7h30, e logo em seguida, os manifestantes se direcionaram até a Câmara de vereadores, onde aconteceu uma audiência com representantes municipais e com a empresa responsável pelo transporte público municipal, KB Transportes.

Em entrevista ao Portal Grande Picos, o Diretor do DCE, Mateus Alencar, falou sobre a inciativa. “Hoje às 7h30 da manhã começamos um ato em frete a prefeitura para cobrar justamente que as autoridades façam alguma coisa, que olhem pelo transporte público aqui de Picos que é defasado. Há décadas a gente enfrenta um problema que é estrutural e que infelizmente entra gestão e sai gestão e nada é resolvido”, relatou.

Mateus ainda pontua alguns desses problemas que eles estão buscando melhorias. “A gente falar de transporte público aqui em Picos, a gente tem que falar primeiro das paradas de ônibus que foram inauguradas e não funcionam, deveriam ser climatizadas e não são”, destacou. Ele ainda conta sobre mais sobre a programação. “Agora 9 horas na Câmara, a gente vai ter uma audiência pública com autoridades, com membros da própria empresa de ônibus para tentarmos chegar a alguma solução”, afirmou.

Na ocasião, um dos manifestantes, aluno da UESPI, João Pedro, também falou sobre as reivindicações do ato. “A gente luta por uma bandeira tarifária que seja reduzida, a gente quer também propor tarifa zero para os estudantes aqui da cidade de Picos, porque o estudante tem direito […]. Cinco conto na passagem não dá pra segurar, principalmente o desempregado que está passando por esse momento difícil, pro estudante […]. A gente está aqui hoje para tentar organizar, lutar por um transporte público de qualidade que abarque a todos os bairros de Picos, porque alguns bairros de Picos são desassistidos”, pontuou.

Estava presente na audiência, o procurador do município de Picos, Josimar Paes Ladim, que falou sobre a questão dos transportes em a relação com o município. “O município foi convidado a participar dessa audiência pública porque o serviço de concessão de transporte público é de competência do município e o município através de um contrato terceirizou esse serviço para um concessionário, então essa empresa concessionária hoje é responsável pelo transporte público e o município está aqui para a gente ouvir a coletividade, ouvir os usuários, ouvir a empresa, ouvir os estudantes e juntos a gente tentar construir uma solução”, explicou.

O procurador ainda fala sobre de que maneira o município pode contribuir com a causa. “No que depender do município, a gente está disposto a contribuir, claro que dentro dos limites, os municípios têm seus limites orçamentários, mas a gente está aqui para construir uma alternativa juntos”, relatou.

A nossa reportagem tentou falar com representantes da empresa KB Transportes que estavam presentes na audiência pública, mas os mesmos não quiseram se manifestar.

Grande Picos

Comentários

Artigos relacionados

Fechar