BrasilDestaque

Marcelo Castro deixa o Ministério da Saúde

Às vésperas de perder o cargo por conta do rompimento do PMDB com o Governo Dilma, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, autorizou a liberação de vários recursos para os municípios do Estado do Piauí. Segundo as portarias publicadas no Diário Oficial da União, foram mais de R$ 50 milhões para melhorias de saúde, Unidade Básica de Saúde e resolução em média complexidade em diversas cidades.

marcelo_castro_-_vacina

Abatido pela guerra política em torno do impeachment da presidente Dilma, Marcelo Castro já comunicou a correligionários e lideranças políticas ligadas a ele no Piauí que está deixando o Ministério da Saúde. Ele disse que se colocou à disposição da presidente Dilma para continuar no cargo e ajudar na mobilização do governo na Câmara Federal para conseguir apoio dos deputado contra o impeachment. No entanto, depois do rompimento do PMDB, o Governo Federal colocou o Ministério da Saúde entre as negociações com os partidos para barrar o impeachment. A expectativa é que a pasta vá para o PP do senador Ciro Nogueira, que vem sendo pressionado para anunciar o apoio à presidente.

No DOU de ontem, o ministro publicou portaria liberando recursos para atenção em média e alta complexidade para o estado do Piauí e para Teresina. Os recursos eram para ações e serviços de saúde na forma de blocos de financiamento para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) até o limite financeiro. Com isso, o HU da UFPI passará a ter R$ 6 milhões por ano para aplicar em média e alta complexidade. A outra portaria publicada no Diário da União autoriza a liberação de R$ 28 milhões para o Estado do Piauí.

Este valor deve ser incorporado ao limite financeiro anual do Estado. Com isso, o Ministério da Saúde amplia a oferta de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) à população nos hospitais regionais Tibério Nunes (Floriano), Dirceu Arcoverde (Parnaíba), Justino Luz (Picos), Chagas Rodrigues (Piripiri) e de Campo Maior. Anteontem, Marcelo Castro já havia autorizado a liberação de recursos para a construção do programa de requalificação de unidades básicas de saúde (UBS) em 20 municípios, totalizando 7,3 milhões.

O Ministério da Saúde já tinha liberado também, esta semana, R$ 8,4 milhões para unidades de saúde do Estado contemplando diversos municípios e ampliando os serviços em vários hospitais no Piauí. Os valores estão sendo incorporado ao teto financeiro anual dos hospitais e serão repassados ainda este ano pelo ministério.

FONTE: Diário do Povo

Comentários

Artigos relacionados

Fechar