GeralNoticiasSaúde

Lacen inicia a distribuição de 2.375 kits de teste rápido para a zika no Piauí

O Laboratório Central do Estado (Lacen) iniciou neste fim de semana a distribuição de 2.375 kits de teste rápido para a zika em oito cidades do Piauí. Os testes serão realizados em mulheres grávidas e bebês recém-nascidos com suspeita de contaminação pelo vírus.

A diretora técnica do Lacen, Gildevane Nascimento, destacou que a distribuição dos testes segue a política de prevenção e combate à microcefalia no estado. Em 2016, o Piauí apresentou maior número de casos suspeitos de microcefalia relacionados a processo infeccioso, segundo o Ministério da Saúde.

A seleção das cidades contempladas com os kits foi baseada nos municípios que registraram maior número de casos de microcefalia desde o início das notificações, em 2015. Os testes serão distribuídos entre a Maternidade Dona Evangelina Rosa, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, ambos em Teresina, e nas maternidades dos municípios de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, Corrente, Piripiri e São Raimundo Nonato.

“O teste dura apenas 20 minutos. É colhido o sangue do paciente e ao agir com o soro se apresentar dois riscos o exame deu positivo, o que lembra o teste de gravidez. Antes disso, é preciso uma consulta prévia com o médico, que vai indicar o procedimento”, destacou.

Os profissionais dos municípios onde serão realizados os testes passaram por capacitação na sexta-feira (10), com equipes tanto do Lacen quanto da Vigilância Epidemiológica. Segundo Gildevane Nascimento, a intenção da Secretaria de Saúde é agilizar o diagnóstico da doença e descentralizar as ações.

Desde março do ano passado, o Laboratório Central do Estado (Lacen) conquistou a autorização do Ministério da Saúde para fazer testes rápidos do zika vírus em gestantes e recém-nascidos. Em apenas um mês, 200 exames foram realizados no Piauí e o diagnóstico, que antes dependia de outro estado e demorava mais de um mês para chegar, agora é entregue em apenas poucos minutos.

Fonte: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar