DestaqueGeralNoticias

Prefeitos do PI enfrentam dificuldades para adquirir oxigênio; APPM prepara minuta de decreto para alinhar ações

Segundo o presidente da APPM, a minuta de decreto visa alinhar ações preventivas, principalmente, para evitar o deslocamento da população entre as cidades

O presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM), Paulo César, confirmou em entrevista ao OitoMeia, nesta quinta-feira (11/03), que gestores enfrentam dificuldades para adquirir insumos para atendimento a pacientes com Covid-19, como oxigênio, máscara e luvas. Para conter o avanço na pandemia no interior do estado, a APPM prepara uma minuta de decreto para que os municípios possam ter ações alinhadas de combate a pandemia.

“A questão de insumos já é uma dificuldade e não é só oxigênio, máscaras e luvas também. Está se iniciando este problema. É uma realidade. A questão é crítica, já estamos num colapso. Alguns municípios, como Piripiri, os hospitais já não têm mais leitos. Temos que atuar para evitar essa transmissão e que as pessoas adoeçam”, declarou. 

Presidente da Associação de Prefeitos do Piauí (APPM) Paulo César (Foto: Ricardo Morais/ OitoMeia)

A exemplo de que esta situação realmente já uma realidade no Piauí: no município de Piracuruca, distante 208 km distante de Teresina, o prefeito Assis Mãozinha revelou à imprensa local que o oxigênio do município estaria “no limite”. Segundo ele, a prefeitura tem recurso financeiro para a compra, no entanto,  não há mais insumos para venda na região.

MINUTA DE DECRETO

A minuta de decreto que possibilitará ações de combate a Covid-19 alinhadas para municípios piauienses ainda não tem data para divulgação. O documento deve ser lançado, após reunião do Conselho de Operações Especiais (COE) no domingo (14), onde serão definidas novas medidas de restrição para o Piauí. Segundo o presidente da APPM, a minuta de decreto visa alinhar ações preventivas, principalmente, para evitar o deslocamento da população entre as cidades.

“Ontem estivemos com prefeitos e baixaremos uma minuta de decreto para limitar ações de contato social. Isso para evitar que uma distorção [de que um prefeito] decrete medidas mais rígidas e outro não, provoque um deslocamento de pessoas entre municípios”, frisou. 

O Paulo César , não descartou que prefeitos piauienses tomem medidas ainda mais rígidas do que as determinadas pelo governador Wellington Dias.

“O município tem autonomia para no seu limite impor restrições. Entre os decretos de município e Estado, o município pode restringir ainda mais. Não há irregularidade. O decreto estadual coloca o funcionamento do comércio até às 18h, mas existem municípios, por questões peculiares, que estão fazendo essa limitação até o meio-dia ou 13h, restringindo ainda mais”, explicou. 

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar