Saúde

Piauí registra 19 casos de câncer de próstata para cada cem mil habitantes

novembro azul

O Novembro Azul é o mês de conscientização pela Saúde do homem e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo oncológico mais comum entre os homens. No Piauí, são 19 casos a cada cem mil habitantes. No entanto, muitos homens não realizam exames preventivos por medo ou preconceito, por isso, com temática “De novembro a novembro azul, menos preconceito e mais vida”, a Secretaria de Estado da Saúde promove diversas atividades de alerta e conscientização para evitar novos casos.

Durante todo mês de novembro serão distribuídos materiais educativos, com a realização de palestras em instituições e locais públicos e também atividades nas escolas para sensibilização dos jovens a cerca da temática. Além de todo trabalho assistencial que já oferece continuamente à Saúde do Homem no Piauí.

“Estamos com essa proposta de além de conscientizar sobre o câncer de próstata, prevenir também o câncer de pênis e testículo, além das doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes. A intenção é conscientizar esses homens sobre a prevenção, para que não procurem os serviços de saúde apenas em situações de urgência”, comenta a coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso, Valdite Costa, ainda ressaltando que 90% de chances de cura são em estágios iniciais das doenças, assintomáticas.

Como esse tipo de câncer não costuma apresentar sintomas no estágio inicial é muito importante que o paciente verifique se ele possui fatores de risco, como parentes que já tiveram a doença ou hábitos de vida pouco saudáveis. A coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso chama atenção à sintomatologia do câncer de próstata como dificuldade na micção, diminuição do jato urinário, ardor ao urinar, sangue na urina, vontade de urinar frequentemente à noite.

Pela orientação do Ministério da Saúde, é recomendado que os homens realizem exames preventivos, como toque retal e do hormônio PSA, através de exame de sangue, a partir dos 50 anos. Caso haja algum fator de risco como histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, alimentação rica em gorduras, sedentarismo e excesso de peso, a prevenção deve começar a partir dos 45 anos.

Para capacitar mais ainda a equipe de Saúde do Estado e melhor atender a população, no dia 18 de novembro, técnicos do Ministério da Saúde estarão no Piauí capacitando os profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família nos municípios. O treinamento tratará sobre formas de abordagem e protocolos sobre a Saúde do Homem.

FONTE: Acesse Piauí

Comentários

Artigos relacionados

Fechar