DestaqueJaicósNoticias

Fundador do Povoado Várzea Queimada receberá Título de Cidadão Honorário de Jaicós

FOTO: Tatiana Cardeal

A Câmara Municipal de Jaicós aprovou na sessão legislativa realizada na última sexta-feira (1º) o Projeto de Resolução Nº 05/2017, de autoria da Vereadora Jozete Alves de carvalho (PP), concedendo Título de Cidadão Honorário ao Senhor João da Cruz Barbosa, pelos relevantes serviços prestados a comunidade jaicoense.

João da Cruz Barbosa, foi um dos fundadores do Povoado Várzea Queimada e um dos idealizadores da festa dos Vaqueiros, evento que entrou para o calendário cultural do município de Jaicós através da Lei n° 1.000/2016.

O HOMENAGEADO

Nasceu em 24 de março de 1940 no Povoado Várzea, filho de Manoel Sebastião Barbosa e Maria Rosa da Paixão; casou-se em 11 de setembro de 1960 aos 19 anos de idade com Isabel Maria de Jesus, com quem teve 15 filhos: Julia Maria Barbosa, Joana Maria Barbosa Viana, Anastácio da Cruz Barbosa, Mudestina Maria Barbosa, Lucina Maria Barbosa, Mauro da Cruz Barbosa, Silvina Isabel Barbosa, Reginaldo da Cruz Barbosa, Sorlândia Isabel Barbosa, Mônica Isabel Barbosa, Leoclécia Isabel Barbosa, Eusébio da Cruz Barbosa, Isidória Isabel Barbosa, Cecílio da Cruz Barbosa, Elisabete Isabel da Cruz Barbosa, tem 45 netos e 13 bisnetos.

Trabalhou como agricultor com seu pai, com que aprendeu a profissão de vaqueiro, profissão esta que desempenha desde aos 10 anos de idade, ajudando seu pai e após casar-se ajudando também seu sogro.

Foi um dos fundadores do Povoado Várzea Queimada, pois quando chegou lá não havia nenhuma residência; fez a doação de vários terrenos para a construção de benfeitorias no Povoado, como a construção de escola, igreja, praça e creche.

João da Cruz foi um dos idealizadores da festa dos Vaqueiros, visando manter à tradição do vaqueiro nordestino, que hoje é reconhecida como profissão. A festa entrou para o calendário cultural do município de Jaicós através da Lei n° 1.000/2016. A festa foi idealizada com João da Cruz, Edmundo Ricardo e José Teixeira, com o intuito de promover o fortalecimento cultural e econômico do Povoado.

Assim, o Sr. João da Cruz Barbosa merece receber o título de cidadão honorário do município de Jaicós, pois aqui criou sua família, e foi um dos fundadores do Povoado Várzea Queimada, fazendo benefícios, como também fortalecendo a cultura tradicional do Vaqueiro Nordestino.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar