DestaqueJaicós

Mesa Diretora cancela Sessão e gera discussão na Câmara Municipal de Jaicós

ddd13083318_10209080604917171_5892133045662549642_n

Quem foi até a sede da Câmara de Vereadores de Jaicós nesta segunda-feira (02), com intuito de acompanhar a sessão, foi pego de surpresa por uma situação atípica. O Regimento Interno determina que a sessão tenha início às 19h30, com a segunda chamada após 15 min caso não tenha atendido o quórum mínimo de seis vereadores presentes no plenário.

dddDSC_0018

O Presidente da Casa, Vereador Divino Macedo abriu a Sessão e quinze minutos depois fez a segunda chamada. No momento, havia seis vereadores na câmara, sendo que cinco no plenário (Márcio Crisanto, Flávio Silveira, Francisca Rodrigues, Benedito Alencar e Divino Macedo) e a vereadora Oziana Oliveira que se encontrava na secretaria, o que configura que havia quórum e a sessão poderia ter sido realizada, mas o que aconteceu foi que a Mesa Diretora alegando falta de quórum, decidiu cancelar a Sessão, o que deixou as pessoas que estavam presentes surpresas, sem entender o motivo para o cancelamento.

A sugestão para a suspensão da Sessão partiu do vereador Benedito Alencar da Silveira  que justificou dizendo que durante a chamada os Vereadores devem estar no Plenário. Logo em seguida, os vereadores Mávio Silveira e Olisabel Silveira chegaram à Câmara e não concordaram com a atitude da Mesa Diretora, o que gerou algumas discussões.

Na pauta havia dois Projetos de Lei para serem votados; um para ser apresentado e um Requerimento.

Para o Vereador Mávio Silveira (PTB) era para ter havido a cortesia de algum dos pares ir chamar a vereadora que se encontrava na secretaria para se dirigir ao plenário, o que não aconteceu. O parlamentar ressaltou que já viu várias vezes sessões serem iniciadas após as 20 horas, como também já viu o regimento interno ser relativizado outras várias vezes, o que segundo ele, é plenamente aceitável, desde que o interesse público seja maior, o que seria o caso. “Portanto, não consigo enxergar outra razão senão uma intolerância desmotivada, que acaba por prejudicar o trabalho e a imagem da câmara e dos vereadores”, disse.

Populares que estavam no plenário da casa mostraram-se insatisfeitos com o cancelamento da Sessão, pois se sentiram desrespeitados com o que presenciaram nesta noite.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar