DestaqueGeralNoticias

Tenente-coronel do Exército fala sobre operação carro-pipa no Piauí

Atendendo a requerimento do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho (PMDB), o comandante do 25º Batalhão de Caçadores (25BC), tenente-coronel Francisco Nixon Lopes Frota, falou no Grande Expediente da sessão plenária desta segunda-feira (5) sobre o abastecimento de água por carro-pipa nos municípios castigados pela seca.

Segundo o tenente-coronel, os carros-pipa abastecem 61 municípios, mas apenas na zona rural. A simples perfuração de poços resolveria o problema em alguns desses municípios. Mais de 200 mil pessoas são beneficiadas e mais de mil pipeiros estão credenciados. A operação exigiu a utilização até tratores.

Ele explicou como é feita a operação, que começa pela verificação das cisternas, de onde sai a água e para onde vai. O primeiro pedido é do prefeito e a CONDEPI é quem informa as localidades que precisam de água, mas que não pode ser em zona urbana. O Tenente-coronel explicou que foi feita uma parceria inédita com a Polícia Rodoviária Federal, o que poderá ser feito também com a Segurança Pública Estadual.

O militar informou sobre a situação de Jaicós, onde os pipeiros paralisaram suas atividades, o 25BC teve que enviar um comboio para que a população não fosse prejudicada. O município tem vários poços e serão perfurados mais dois esta semana. Ele considera nobre a operação carro-pipa, como o trabalho de equipe.

Os primeiros deputados a se manifestarem foram Belê Medeiros (PP), Dr. Pessoa (PSD), Georgiano Neto (PSD) e Wilson Brandão (PSB). Belê falou sobre uma localidade onde 90 famílias de uma comunidade estão sob abastecimento com carros-pipa. Dr. Pessoa elogiou o trabalho do 25BC e disse esperar que a água transportada seja limpa e que não transmita doenças causadas por mosquitos.

Georgiano Neto questionou o problema de Jaicós e Wilson Brandão quis saber se não é possível o atendimento pelo 25BC em zonas urbanas, ressaltando também que esteve em São Raimundo Nonato, onde os pipeiros reclamaram do baixo valor que recebem.

O tenente-coronel informou ao deputado Dr. Pessoa que foi denunciado um pipeiro que estava derramando a água antes do destino. No Piauí, evita-se isso com mais rigor na fiscalização da entrega da água pelos pipeiros. Ao deputado Wilson Brandão, Nixon Frota informou que o atendimento em áreas urbanas só é feito em casos extremos, o que já aconteceu em anos anteriores.

O deputado Henrique Rebelo (PT) quis saber se no Ceará o atendimento é o mesmo do Piauí? O tenente-coronel explicou que as regras para o Piauí e o Ceará são semelhantes.

O deputado Mauro Tapety (PMDB) considerou satisfatório o atendimento pelo BEC. O oficial do Exército explicou que esse atendimento é feito pelo 25BC.

O último a se manifestar foi o deputado Francis Lopes (PRP), que considerou importante o trabalho do 25BC, ao tempo em que elogiou a exposição do representante do Exército.

FONTE: Alepi

Comentários

Artigos relacionados

Fechar