GeralNoticias

Francisco Macêdo é empossado como novo diretor da Evangelina Rosa

Posse do novo diretor da Maternidade Evangelina Rosa (Foto:Júnior Leal)

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, empossou, nesta terça-feira (04), o novo diretor-geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), o médico Francisco Macêdo. O novo gestor é médico há 32 anos e já foi prefeito por duas vezes no município de Bocaina, distante cerca de 330 km de Teresina. Além disso, já foi presidente, também por duas vezes, da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Atualmente exercia o cargo de superintendente de Articulação Política no Palácio de Karnak.

Participaram da solenidade, o secretário de Governo, Merlong Solano; os deputados estaduais Júlio Arcoverde, Pablo Santos e Severo Eulálio; o superintendente de Assistência à Saúde (Supas) da Sesapi, coronel Gerardo Rebelo; o coordenador de Comunicação Social do Estado, João Rodrigues; bem como os demais diretores da instituição, major Vicente Albino Filho, diretor administrativo-financeiro. e os médicos Joaquim Parente, diretor de Ensino e Pesquisa, e Francisca Lopes, do Instituto de Perinatologia Social (IPS), dentre outras autoridades.

Macêdo assume com a proposta de dar continuidade ao processo de reestruturação, em andamento na instituição, iniciado na gestão do ex-diretor, médico José Araújo Brito. Ele garantiu que, ainda este ano, será dado início à construção do Centro Materno Infantil que substituirá a Evangelina Rosa.

Nova maternidade

O secretário da Saúde informou, durante a transmissão de posse, que o processo de licitação da nova maternidade deve ser homologado em 10 dias, na sequência haverá a contratação da empresa que ficará responsável pela construção do prédio.

Posse do novo diretor da Maternidade Evangelina Rosa( Foto: Júnior Leal)

Ao lembrar que a MDER é um hospital de referência para o Piauí e estados vizinhos, e que presta serviço de excelência em assistência e ensino, Francisco Costa ressaltou que o novo diretor tem pela frente a missão de dar continuidade aos processos de trabalho já desenvolvidos na unidade de saúde. Ele lembrou que, paralelo à construção da nova maternidade, a Evangelina Rosa segue com processo de ampliação para garantir melhor assistência a mães de bebês que precisam de atendimento. Como exemplo desse processo, o secretário citou a ampliação das UTIs Materna e Neonatal que se encontram em fase de licitação prestes a ser concluída.

“É importante ressaltar que, para ajudarmos a Evangelina Rosa, as ações são realizadas fora dos seus muros, como as melhorias na atenção à saúde para que melhore a assistência pré-natal e, com isso, diminua o número de prematuridades e crianças que precisam de cuidados intensivos e que, assim, possamos diminuir índices de mortalidade infantil em nosso estado”, frisou o gestor ao lembrar do processo de descentralização com ações em hospitais do interior do estado como forma de aperfeiçoar o atendimento na maternidade.

Francisco Costa, secretário de Estado da Saúde( Foto: Júnior Leal)

Investimentos

“Estamos colocando em funcionamento uma UTI Neonatal em Floriano, onde o governador Wellington Dias autorizou  concurso público em andamento para neonatologistas. Também estamos concluindo ainda as obrar na cidade de Picos, montando UTIs adulto e neonatal que estão em fases de conclusão. São mais dois pontos de atenção que poderão atender também casos de gestação de alto risco, o que acaba por diminuir a demanda na Evangelina Rosa”, pontuou o secretário lembrando que são ações indiretas que melhoram a qualidade da MDER sem intervenção direta na sua estrutura.

O secretário de Governo, Merlong Solano, lembrou que a Evangelina Rosa é uma marca popular, na obstetrícia e na área médica por ser um hospital de alta complexidade. “Por conta disso, coloca-se sobre vocês um grau de responsabilidade muito grande e ao governo, a obrigação de alocar recursos e investir na gestão”, disse Solano.

Reestruturação

Em processo de reorganização, a MDER pretende promover e assegurar melhorias e fomentar um modelo de gestão. Para o médico Francisco Macêdo, assumir a gestão da maior maternidade pública do Piauí é uma missão que começa hoje e, com muito trabalho e ajuda de todos, desenvolverá um trabalho importante, assim como desenvolveram os ex-diretores. Macedo lembrou que essa missão o fez lembrar quando assumiu a direção do Hospital Regional de Picos. “Cabe a nós, como poder de discernimento e experiência na área médica, assimilar as dificuldades e procurar resolvê-las”, disse o gestor.

“Nossa missão é fazer com que esta casa continue funcionando bem como tem que funcionar”, acrescentou o diretor, ressaltando a excelência de profissionais da equipe multiprofissional da maternidade. Além disso, Macêdo lembrou que dentre as missões a ele atribuídas está a transição da Evangelina Rosa para a Centro Materno Infantil que começará a ser construído ainda este ano.

Ao transmitir o cargo ao novo diretor, o médico José Araújo Brito lembrou-se das ações estabelecidas em sua gestão como o início do processo de reestruturação, a implantação de Casa da Gestante, que hoje funciona como uma extensão da Evangelina Rosa.

Já, o superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi, coronel Gerardo Rebelo, lembrou do processo de reestruturação da Evangelina Rosa, iniciado em 2015 com equipe de profissionais da Sesapi. Rebelo lembrou-se das dificuldades enfrentadas e de todas as transformações positivas realizadas até o momento, no campo da gestão, financeiro e na própria estrutura.

FONTE: CCOM

Comentários

Artigos relacionados

Fechar