DestaqueJaicós

Jaicós: palestras e apresentações encerram atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Contando com palestras e várias apresentações foi realizada na última quinta-feira (18) a culminância das diversas atividades promovidas no município de Jaicós em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, comemorado em todo o Brasil no dia 18 de maio. As atividades foram promovidas pela Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria Municipal De Assistência Social, juntamente com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social –CREAS.

O encerramento das atividades, que tiveram início no dia 8 de maio com a promoção de palestras nas escolas municipais e particulares, contou com a realização de duas palestras proferidas pelo delegado de Polícia Civil do município Dr. Miguel Carneiro Correia e pelo Defensor Público regional de Jaicós, Dr. Antônio Caetano de Oliveira.

Em sua explanação, o delegado Dr. Miguel Carneiro, ressaltou a importância de conhecermos as diferenças entre o abuso sexual, a exploração e a pedofilia.

É necessário que saibamos a diferença entre o abuso sexual, a exploração sexual e a pedofilia, que são casos diversos. O abuso é quando há a violência direta, o contato físico entre o agressor e a vítima, e esses agressores ,geralmente, são vizinhos ou parentes próximos ligados á vítima. Já a exploração está voltada àquelas pessoas que tendem a tirar proveito econômico da situação, como por exemplo, facilitando a prostituição de adolescentes. E por fim, a pedofilia, que muitas pessoas confundem. Não necessariamente o pedófilo seria a pessoa que abusa de uma criança, o pedófilo é caracterizado como uma pessoa com uma pertubação psiquiátrica ou psicológica viciada, e ele por não encontrar uma criança de alvo fácil, ele se contenta com imagens, ele armazena essas fotos em computadores e passa a se satisfazer doentemente daquelas fotografias. A lei prevendo isso pune com rigor qualquer pessoa que no seu computador sejam encontradas fotografias de crianças e adolescentes em cunho sexual. O pedófilo é aquele que se contenta com imagens de crianças e adolescentes, mas ele também pode ser um abusador, porque se ele tem essa pertubação mental, se ele encontrar uma criança que é alvo fácil ele se tornará um pedófilo abusador” explicou ele.

Dr. Miguel também orientou os pais a estarem atentos, principalmente com o fácil acesso que as crianças tem a internet e ressaltou que no próprio município de Jaicós ele acompanha casos gravíssimos que iniciaram com pequenos agravos.

Sou delegado de Jaicós a pouco tempo, mas já estou com casos gravíssimos. Não podem ser revelados nomes, dados, mas tenho casos que iniciaram com pequenos agravos, pequenos valores, balas, e a coisa chegou a um resultado assustador. Não somente aqui, mas em cidades vizinhas já acompanhei casos e estamos levando tudo com muita cautela. E estamos a disposição. Caso alguém tenha despertado a intenção de denunciar algo pode nos procurar reservadamente, ou manter o anonimato, o importante é que os casos de abusos não podem permanecer impunes” ressaltou o delegado.

O Defensor Público regional de Jaicós, Dr. Antônio Caetano de Oliveira, ressaltou que são várias as formas de violência contra as crianças e que é necessário a atenção e acompanhamento constante das crianças e um bom relacionamento com os pais.

Vivemos em uma sociedade quem tem por prática rotineira molestar as crianças de todas as formas, as diversas formas de fragilização e vulnerabilidade a que nossas crianças estão sujeitas são o fio condutor que criam as condições para que as crianças sejam suscetíveis a abusos sexuais. Então é muito importante tratarmos das formas de abuso sexual, mas é muito importante termos em mente também que não vamos dar um passo significativo no sentido de reduzir essas práticas, de punir, de identificar, se não tivermos crianças saudáveis em nossas casas, e para que as crianças sejam saudáveis elas precisam ser cuidadas em todos os aspectos. Os pais para protegerem as crianças contra o abuso precisam ter intimidade com elas, ter com a criança um nível de abertura em que ela se sinta confortável e confiante para se abrir e conversar. O ponto central para combater qualquer tipo de violência são as formas de relacionamento, o quão saudável é o relacionamento do pai e da mãe com a criança, mas se tivermos uma sociedade em que as crianças são extremamente vulneráveis emocionalmente e materialmente essas crianças tem um ambiente fértil para serem vítimas de abuso sexual, porque se ela sofre com muita privação material ela tem tendência a ser seduzida por qualquer coisa, por menor que seja” disse o defensor.

Dr. Antônio Caetano também ressaltou que a Defensoria Pública está de portas abertas para os pais, mães e adolescentes.

A defensoria pública do estado do Piauí e a defensoria pública regional de Jaicós, que está sediada no Fórum, está de portas abertas para todos os pais e mães e para os adolescentes em idade maior que eventualmente possam ter algum conflito com os próprios pais e queiram tirar alguma dúvida. A defensoria também procura dar assistência a todas as crianças e aos pais em diversas situações que entendemos que possam reduzir as vulnerabilidades das crianças” informou ele.

Participaram do evento diversos alunos e professores das escolas públicas e privadas do município, e estiveram presentes também a coordenadora do CREAS, Larrissa Dias, coordenadora do CRAS, Anunciação, coordenadora do NASF, Malvina Silveira, presidente do Conselho Municipal dos direitos das crianças e adolescentes, Katiúcia Dantas, sargento Luis Tarciso Castro, sargento Francisco Emerson, comandante do GPM de Padre Marcos, chefe de gabinete, José Acelino, Maria do Socorro, supervisora da rede estadual de ensino do município, coordenadora pedagógica da rede municipal, Luzia, os secretários municipais Dejerson Lima, Sônia Ribeiro e Osmildo Oliveira, o presidente da Câmara Municipal de Jaicós Jessé Gonçalo, o irmão Jessé, os vereadores Ednaldo Santana, Oziana Oliveira e Sirlene Lopes.

Durante o evento também foram realizadas apresentações com alunos das escolas Professor Mariano da Siva, Francisco Crisanto de Sousa, Padre David Ângelo, Escolinha Pequeno Polegar, professores e alunos da escola Líria Maria da Cruz; Serviço de convivência e fortalecimento de vidas; Cia. Cultural Icós , Mc Wall e grupo de break Ubuntu Bronx (UB).

CONFIRA FOTOS:

POR: Josely carvalho/ Noticiei

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar