DestaqueRegião

Após visita a Picos e Paulistana, João Henrique diz que situação do Estado é pior do que imaginava

Liderada pelo presidente nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), ex-ministro João Henrique de Almeida Sousa, a Caravana Piauí em Movimento esteve neste final de semana em Picos e Paulistana, com palestras e debates sobre a situação do Piauí e as perspectivas do Estado para o futuro. Foram a sétima e oitava cidades, respectivamente, a receber a Caravana, iniciativa da Fundação Ulysses Guimarães, órgão de formação política do PMDB, que é presidida no Piauí pelo ex-ministro.

A meta da Caravana é percorrer as 15 maiores cidades do Piauí para discutir as riquezas e os problemas do Estado, e propor alternativas para o desenvolvimento. A avaliação de João Henrique é que a situação do Estado é pior do que ele imaginava. Para ele, o Piauí enfrenta uma crise de gestão que o coloca à beira do colapso administrativo e financeiro, com efeitos negativos na economia, na oferta de serviços públicos e na vida dos servidores.

FOTO: Assis Santos

“Falta ao Governo do PT uma visão estratégica de gestão; por outro lado, sobram medidas eleitoreiras que comprometem seriamente o futuro do Estado”, disse ele em Picos, na última sexta-feira (9). Para o ex-ministro, o governo perdeu o controle da administração. “O governo busca desesperadamente novos empréstimos para manter a folha em dia. O problema é que esse dinheiro pode aliviar a situação do caixa por dois ou três meses, mas depois o problema volta”, disse ele em Paulistana, no sábado (10). “Há sério risco de o Estado atrasar o salário dos servidores a partir do segundo semestre”, alerta.

Ele criticou o decreto de racionamento d’água em 44 municípios do semiárido, anunciado na semana passada pelo Governo do Estado. “Esse decreto é a demonstração mais clara do fracasso das medidas do Governo do PT para amenizar os efeitos da seca. Nós estamos em junho, e o homem do campo já não tem água para beber. Na verdade, essas famílias já vivem sob racionamento d’água há dezenas de anos, simplesmente porque o governo é ineficiente e incompetente no enfrentamento do problema”, diz.

NOVO MODELO DE GESTÃO – Tanto em Paulistana como em Picos, João Henrique defendeu uma ampla mobilização da sociedade “para tirar o Estado do atraso e fazê-lo voltar a crescer”. Para ele, essa mobilização deve envolver lideranças políticas, o setor produtivo, segmentos da sociedade organizada e dos movimentos sociais. “O Piauí precisa de um novo modelo de gestão, que priorize a eficiência administrativa, o planejamento estratégico e ações integradas. E precisamos enfrentar isso de forma corajosa, num debate que envolva políticos, lideranças empresariais e outros setores da sociedade, para fazermos um governo que efetivamente funcione”, pregou.

Em Picos, a palestra da Caravana Piauí em Movimento aconteceu na Associação Comercial e Industrial da Grande Picos e reuniu políticos, empresários e servidores públicos. Em Paulistana, o evento foi realizado na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Gilberto José de Melo, o Didiu (PSB); do presidente do Legislativo, vereador Daniel Santos, e dos vereadores Hélio Sousa, Nano de Abel, Agnaldo Rodrigues e Ivanei André. Suplentes de vereadores, empresários e trabalhadores também lotaram as galerias da Câmara Municipal.

FONTE: GRANDE PICOS

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar