DestaqueRegião

Defesa Civil reconhece emergência em mais de 80 municípios do Piauí

 

A Secretaria Estadual de Defesa Civil irá enviar uma recomendação ao Governo do Piauí para decretar a situação de emergência em mais 61 municípios devido às dificuldades de abastecimento de água. Atualmente, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), decretou o racionamento de água em 27 cidades que foram afetados pela estiagem. Se o governador atender a recomendação, aumentará para 88 o número de municípios que passam por esse problema.

“O secretário da Defesa Civil está encaminhando para o Governo do Estado uma recomendação de decretação de emergência em mais 61 municípios do Piauí. Antes nós tínhamos 27, agora irá para 88. Ou seja, um terço dos municípios piauienses está vivendo sobre a mais extrema seca”, disse o diretor da Defesa Civil, Vitorino Tavares.

Tavares relato que a recomendação é para evitar que esses municípios vivam um colapso maior com a falta de água. “Precisamos evitar o desabastecimento e fazer também com que os produtores prejudicados pela seca tenham condições milhares com os órgãos financeiros para evitar danos maiores”, acrescentou.

Dentre os 61 novos municípios serão incluídos: Queimada Nova, Lagoa do Barro, Pio IX, São Julião, Marcolândia, Colônia do Piauí, Oeiras, Bocaina.

Barragens 

Tavares alertou que as principais barragens do Piauí estão operando bem abaixo do ideal: as barragens Petrônio Portela, na região de São Raimundo Nonato, e a de Piaus, em São Julião estão, praticamente, vazias.

“As principais barragens, que são as de Piaus, Cajazeiras, Petrônio Portela, Caboclo, Estreito e Açude Tiririca e abastecem o maior número de adutoras estão praticamente secas, os volumes de água em todas elas estão menos de 10% e algumas estão operando em volume morto”.

Vitorino ressaltou que por conta da situação a principal medida para garantir água às famílias é com o envio de carros-pipas. Perfurações de poços e a limpeza de açudes e barragens – para quando cair a chuva – também serão realizadas para garantir o abastecimento da população nesses municípios.

Fonte: Cidade Verde

Comentários
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar