DestaqueGeral

Especialista alerta para os cuidados com a saúde em altas temperaturas

A meteorologia prevê que nos próximos meses a temperatura ficará mais alta e a umidade relativa do ar ficará ainda mais crítica, já que a baixa umidade do ar já atingiu menos de 20% em alguns municípios piauienses e em Teresina o índice chega a 30%, um nível considerado preocupante e alguns cuidados com a saúde devem ser redobrados, principalmente com crianças e idosos.

O médico pediatra Atêncio Queiroga, explica que nessa época do ano, com altas temperaturas e a baixa umidade do ar, os cuidados com a hidratação e exposição ao sol devem ser redobrados.

“A hidratação deve ter cuidado especial em todas as faixas etárias, mas principalmente em crianças e idosos. O adulto deve oferecer água frequentemente, mesmo que a criança não peça. Também é importante evitar praticar exercício físico e sair ao sol depois das 10 horas da manhã e antes das 16 horas”, explica o médico.

O especialista ainda alerta que as pessoas devem ficarem atentas quando ao uso do ar condicionado que retira ainda mais a umidade. “O mais indicado para esses meses de altas temperaturas e baixa umidade do ar é o uso de umidificador de ar, que ajuda umidificar o ambiente”, afirma Atêncio Queiroga.

A recomendação segue em relação ao uso do protetor solar para evitar problemas dermatológicos e a intensificação de banhos, mas com alguns cuidados na hora de usar o sabonete, que dependendo do produto resseca ainda mais a pele, por isso, os especialistas recomendam os sabonetes glicerinados e o uso de hidratante.

O médico ainda afirma que nesses meses os problemas respiratórios e dermatológicos são os mais recorrentes. “O número de pacientes com problemas respiratórios, como sangramento nasal e dificuldade para respirar eleva nesse período. Isso por causa da baixa umidade do ar que causa o ressecamento da mucosa nasal, por isso é também recomendado o uso de soro fisiológico tanto em adultos como em crianças”, finaliza.

FONTE: Portal AZ

Comentários

Artigos relacionados

Fechar