DestaqueJaicós

Vaqueiros farão manifestação neste sábado em Jaicós contra decisão do STF que proíbe vaquejada

Os defensores da vaquejada vão realizar nesta sábado (22) em Jaicós, um movimento em apoio à atividade. O ato, organizado por vaqueiros, criadores de cavalo e simpatizantes da vaquejada no município, iniciará às 7h no Parque dos Vaqueiros com um café da manhã e prosseguirá às 8h com uma cavalgada pelas as principais ruas e avenidas da cidade.

vaquejada-F-1-com-textura

Durante a caminha acontecerão duas paradas: uma em frente à Câmara Municipal, e outra em frente a Prefeitura Municipal, momento onde serão realizados pronunciamentos e os participantes colherão assinaturas para um abaixo assinado. Em seguida os manifestantes continuarão a cavalgada pela Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves e pela Avenida Deputado Humberto Reis da Silveira, no trecho da BR 407, onde retornarão ao Parque dos Vaqueiros.

De acordo com os organizadores, cerca de 100 cavaleiros participarão do Movimento, sendo do próprio Município, de outras cidades da região e de estados vizinhos como Ceará e Pernambuco. A manifestação contará também com o apoio e participação de motoristas e motociclistas.

A Manifestação faz parte dos movimentos que acontecem durante o mês de outubro em todo País, com o objetivo principal de dar apoio à vaquejada, em protesto contra a decisão do STF de tonar ilegal o esporte tipicamente nordestino.

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou no último dia 06 como inconstitucional a lei que regulamentava os espetáculos de vaquejada. De acordo com o entendimento da Corte Máxima do país, a vaquejada passou a ser considerada uma prática ilegal, ligada a maus-tratos de animais e, portanto, proibida.

bené

Na Sessão legislativa realizada na manhã desta sexta-feira (21), o Vereador Benedito Alencar da Silveira apresentou Requerimentos solicitando dos Estaduais e Deputados Federais da Bancada Piauiense na Câmara dos Deputados – Brasília, para que apresentem Projeto de Lei Legalizando a Vaquejada como sinônimo de cultura, tradição e costume do povo nordestino.

O Parlamentar argumentou que a Vaquejada é uma é tradição cultural que veio junto com a formação do Estado Brasileiro. “O Vaqueiro figura importante por ter desbravado o sertão, principal personagem das fazendas brasileira, como afirma os principais escritores da nossa historiografia”, disse.

Ressaltou ainda na sua justificativa, que o Projeto de Lei proposto, não deixa que a Vaquejada morra, pois é uma cultura de cerca de 500 anos reconhecida em todo mundo, inspiração poética de muitos artistas brasileiros que deve ser preservada, além de ser uma atividade esportiva bastante valorizada no Nordeste.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar