DestaqueNoticiasRegião

Massapê| Profissionais da Saúde reivindicam igual divisão no repasse do Programa de Melhoria de Acesso e Qualidade (PMAQ)

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemia (ACE) do município de Massapê do Piauí, participaram da sessão legislativa da Câmara Municipal realizada na manhã deste sábado (16).

Os profissionais da saúde reivindicam um repasse igual dos recursos do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica) que é um incentivo financeiro repassado pelo ministério da saúde que visa melhorar os indicadores da saúde e é destinado às equipes da saúde da família. A Equipe do Programa Saúde da Família (PSF) é composta por uma equipe multiprofissional que possui médico, enfermeiro, dentista, técnico em Saúde Bucal, auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde (ACS), Agente de combate a Endemia (ACE).

Atualmente a categoria dos enfermeiros recebe um percentual maior dos recursos do PMAQ, em relação às demais categorias do setor.  De acordo com o ACE Jociel de Lacerda Brito, o projeto que vigora é muito desigual no tocante ao incentivo financeiro dado a algumas categorias. “Umas recebem valores muito elevados se comparado com outras, ou seja, a Emenda enviada a câmara é uma maneira de fazer justiça as demais categorias, uma vez que pelo projeto, todas as categorias receberão valores iguais”, destacou.

O projeto com nova redação ao artigo 8º, da Lei Municipal nº 184, de 28 de agosto de 2013, que “Regulamenta o incentivo financeiro para profissionais que aderiram ao PMAQ-AB, deve ser apresentado para votação na próxima sessão que será realizada no dia 30 do mês em curso e deve contar com o apoio dos vereadores da Casa Legislativa.

Da Redação

Comentários

Artigos relacionados

Fechar