DestaqueGeralNoticias

Covid-19: Após aumento de casos no Piauí, Sesapi orienta reforço da vacinação e uso de máscaras

O Comitê de Operações Emergenciais (COE) se reuniu na manhã desta terça (19) para discutir protocolos de combate à doença

Após um considerável aumento de casos de Covid-19 no Piauí, em que mais de 100 casos e três óbitos foram registrados, a Secretaria de Saúde (Sesapi) reuniu, na manhã desta terça-feira (19), o Comitê de Operações Emergenciais (COE), a fim de avaliar a atual situação do estado.

Para evitar o aumento de casos da doença, o COE recomenda que a população procure os postos de saúde para completar seus esquemas vacinais. Além disso, o comitê orientou ainda que as pessoas com baixa imunidade voltem a utilizar máscaras de proteção.

Durante a reunião, o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, reforçou a importância da vacinação, especialmente para idosos ou imunossuprimidas, tendo em vista que a gravidade da doença está diretamente relacionada à imunidade dos pacientes. 

“Nossa preocupação neste momento é com o reforço da vacinação. Chamamos as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose para receber a bivalente, e as pessoas que são idosas e imunossuprimidas, que voltem para receber mais uma dose de reforço. Então procure os postos de saúde de seus municípios e se protejam”.

Antônio LuizSecretário de Estado da Saúde

Devido à intensa movimentação do comércio nesta época do ano, será solicitado ao Sindicato dos Lojistas que orientem os estabelecimentos comerciais quanto a utilização de álcool em gel para a higienização das mãos dos clientes e funcionários. Já para a população em geral, é recomendado que idosos, imunossuprimidas e gestantes utilizem máscaras. Todas as medidas sanitárias já constam em decreto publicado no início do ano.

Na próxima semana, o Comitê de Operações Emergenciais volta a se reunir para nova avaliação da situação no estado.

“É importante para toda população resgatar a higiene das mãos, o uso do álcool gel e temos um decreto vigente, de janeiro de 2023, que cita o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos ou fechados, que deve ser optativo, porém, para imunossuprimidos, idosos e gestantes este uso é obrigatório. Pedimos à nossa população que siga essas orientações e tome todas as doses de vacinas necessárias para a proteção”, pontua a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Chaves.

Portal O Dia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar