NoticiasRegião

Incêndio dura três dias e prefeitos buscam ajuda em cidades vizinhas no Sul do PI

Prefeitos da região Sul do Estado estão se unindo para combater as queimadas que assolam a região neste período. Somente nesta quinta-feira (20), dois incêndios de grandes proporções assustam moradores e autoridades nas cidades de Tanque do Piauí e Santa Rosa do Piauí. Como as regiões não possuem Corpo de Bombeiros o fogo é combatido com agricultores, brigadistas, carros-pipa e tratores.

“Aqui já são cerca de três km completamente queimados. Estamos usando caminhão-pipa e máquinas da prefeitura para fazer limpeza dos terrenos e evitar que o fogo se alastre. Estamos emprestando equipamento de uma cidade pra outra porquê é a única arma que nós temos para combater os incêndios”, enfatizou o prefeito de Tanque do Piauí, Francisco Pereira.

O incêndio em Tanque iniciou na noite desta quarta-feira, por volta das 23h e neste momento ainda continua em combate. Segundo o prefeito, não há risco de que chegue as residências, mas várias propriedades foram atingidas pelo fogo.

Fogo já dura três dias

Já no município vizinho de Santa Rosa do Piauí,o fogo já dura desde a última terça-feira (18) e segundo o prefeito já destruiu cerca de 15 propriedades rurais. As chamas começaram na comunidade de “Aldeia dos Belinha” na zona Rural do município e também é combatido com equipamentos da prefeitura.

“Carros-pipa, retroescavadeira, enchedeira e patrol já trabalham há três dias. O fogo queimou a rede elétrica da Eletrobras e ficamos cerca de 24h sem energia”, completa o prefeito Veríssimo Antônio Siqueira.

Focos no Piauí

Segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) O Piauí já ocupa o segundo lugar do ranking dos focos de queimada por Estados. Somente nas últimas 48h foram registrados 325 focos, perdendo apenas para o Amazonas que registrou 384 focos.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar