DestaqueGeralNoticias

Piauí registra 119 queimadas por dia, com aumento de 600%, diz Inpe

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

O Piauí registrou 119 queimadas em um só dia (sábado, 04), o último dia com incêndios contabilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). No dia anteriorsexta-feira (03), foram registrados apenas 17 focos, o que representou um aumento de 600% em 24 horas.

Segundo o Inpe, o Piauí registrou de janeiro a outubro deste ano 4.313 queimadas, um aumento de 100% em relação às 2.114 queimadas registradas no mesmo período de 2020.

Incêndio de grandes proporções em Valença do Piauí | FOTO: Sérgio AlvesIncêndio de grandes proporções em Valença do Piauí | FOTO: Sérgio Alves

Um grande incêndio tomou conta das margens da BR-316, no município Valença do Piauí, destruindo floresta, pastos e ameaçando currais, animais e casas.

“Nossa cidade está praticamente coberta pelo fogo, Imagine que além do nosso sofrimento com a fumaça e o calor, tem os animais das matas que não tem como se proteger. Famílias já perderam suas propriedades”, disse a ex-vereadora Íris Moreira.

Incêndio destruiu mata e quase atingiu casas em Valença do Piauí | FOTO: Brigada de Valença Incêndio destruiu mata e quase atingiu casas em Valença do Piauí | FOTO: Brigada de Valença 

O secretário municipal de Meio Ambiente de Valença do Piauí, Adnan Lima, disse que os incêndios do bairros Campestre e da Fazenda Velha continuam pela mata,  mas estão controlados.

Equipes do Corpo de Bombeiros e brigadistas municipais continuam combatendo incêndios que atingiram as vegetação diversos pontos de mata espalhados pelo Piauí. Em Valença do Piauí, dois incêndios foram controlados no final de semana, mas um continua a queimar a vegetação na margem da BR-316. Em Milton Brandão, brigadistas construíram aceiros para evitar o avanço do fogo pelas serras que separam o Piauí do Ceará.

Controle do incêndio

A Brigada de Incêndio de Valença do Piauí e equipes do Corpo de Bombeiros do Piauí conseguiram controlar dois incêndios que atingiram a região durante o final de semana.

As equipes trabalham agora para controlar um terceiro foco de incêndio, que começou no domingo, nas margens da BR-316.

Fogo foi controlado em Valença do Piauí | FOTO: ReproduçãoFogo foi controlado em Valença do Piauí | FOTO: Reprodução

Adnan Lima Torres disse que os maiores focos  atingiram a Fazenda Velha e foram controlados no sábado (4), mas a área atingida pelo fogo ultrapassa 20 quilômetros de mata. No domingo (5), os moradores do povoado  Barrinha, onde o fogo se aproximava das casas e as pessoas tiveram que sair na quinta-feira (2) voltaram para suas casas.

“Estamos focando muito no trabalho de conscientização das pessoas. Os incêndios são provocados, não com má intenção, para o preparo das terras. Só que os agricultores acabam perdendo controle, e o fogo toma essa proporção”, declarou  Adnan Lima.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar