DestaqueNoticiasRegião

Gruta de São José: Da promessa ao monumento religioso em Pio IX

Uma gruta recebe dezenas de cristãos católicos diariamente à procura de renovação espiritual, quitação de promessas e também conhecer o lugar, que segundo devotos, acontecem a realização de milagres. A gruta de São José, fica entre os assentamentos Nova esperança e Santa Fé, com entrada às margens da PI-378, a direita de quem viaja sentido Pio IX – Br 020, em Pio IX Piauí.

O monumento faz homenagem ao pai adotivo de Jesus Cristo, que de acordo com a Bíblia, recebeu a visita de um anjo, pedindo sua compreensão para aceitar a gravidez de Maria, sua esposa, que mesmo virgem, daria à luz ao filho de Deus.

O Lugar, foi entronizado (Colocado em altar, local de destaque, sublime, glorioso) em 16 de agosto de 2016, tendo sua primeira missa realizada em 19 de março 2017, pelo pároco à época Francisco Feitosa. Desde então, é celebrado anualmente a missa de São José.

Segundo fiéis, a região enfrentava uma enorme estiagem, e os proprietários do terreno junto com suas dificuldades, prometeram construir um altar em homenagem ao santo, caso a chuva voltasse a cair sobre o lugar. Não há comprovações científicas do milagre, mas é fato, que a chuva banhou, onde hoje é o monumento religioso mais frequentado pelos católicos da região, que ascendem velas e fazem orações.

Além do altar entronizado, existem curiosidades apresentadas pela fé com a ajuda da natureza. Próximo a parede de uma barragem, construída para o acúmulo de água, aparece o desenho que revela um rosto, onde divide opiniões acerca da similaridade entre mãe e filho. Alguns acreditam ter a aparência de Jesus Cristo e outros afirmam ver o rosto de Maria.

A gruta é conservada atualmente aos cuidados do grupo de oração, “Terço dos Homens”, e sua manutenção é feita a partir de doações.

Fonte: Lucas Andrade / Rede Portal da Cidade

Comentários

Artigos relacionados

Fechar