GeralNoticias

Pesquisa IBGE: 21,43% dos prefeitos piauienses têm apenas o ensino médio

A 15ª edição da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi divulgada na última quinta-feira (05/07) e trouxe dados acerca do perfil dos prefeitos piauienses. Escolaridade, faixa etária e gênero estão entre os aspectos levantados no estudo. Os dados são referentes ao ano de 2017 e destaca que a maioria dos gestores tem a instrução de nível superior, o que corresponde a 45,08% do total.

Somente 9,82% das prefeituras são geridas por mulheres, ou seja, o Piauí tem 22 prefeitas (Foto: Jéssica Kamila/OitoMeia)

De um total de 224, a análise destaca que 101 gestores (45,08%) têm a escolaridade de nível superior. Seguindo desse perfil, 48 prefeitos (21,43%) têm apenas o nível médio completo. Quanto ao nível fundamental, o número cai para 18. A respeito das escolaridades incompletas: fundamental (nove), médio (sete) e superior (14). Apenas 27 administradores municipais têm alguma pós-graduação.

QUESTÃO DE GÊNERO

Outro ponto relevante desses perfis diz respeito ao sexo, sendo que somente 9,82% das prefeituras são geridas por mulheres, ou seja, o Piauí tem 22 prefeitas. Na contramão disso, há 202 gestores do sexo masculino, o que corresponde a 90,18% de um total de 224 cidades. Nesse sentido, a equidade de gênero quanto aos executivos municipais piauienses parece estar bem distante do ideal para o século XXI.

FAIXA ETÁRIA

No que diz respeito à faixa etária, a pesquisa do IBGE observou que a maior concentração de prefeitos está entre 41 e 60 anos, com 131 gestores (58,48%), seguida do grupo de 26 a 40 anos, com 62 prefeitos (27,68%). Há 29 chefes municipais com mais de 60 anos (12,95%) e apenas dois jovens administradores de cidades com 18 anos (0,89%).

A PESQUISA

A pesquisa analisou todos os 5.570 municípios do Brasil. Foram levantados, durante o ano de 2017, dados relativos à gestão e à estrutura dessas cidades, a partir da coleta de informações sobre sete temas, contemplando questões relacionadas ao perfil do gestor, recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária, meio ambiente e gestão de riscos e resposta a desastres.

“A pesquisa configura-se como ferramenta apropriada para o levantamento de dados que permitem o monitoramento e a avaliação de políticas locais, reforçando o objetivo de construção de uma base de informações municipais de qualidade”, destaca trecho do levantamento encaminhado ao OitoMeia pelo IBGE.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar