DestaqueRegião

Paróquia de Itainópolis celebra festa de Nossa Senhora de Fátima

1.1

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis – PI, celebrou na manhã dessa sexta-feira 13 de maio, a festa de Nossa Senhora de Fátima, Co-padroeira do município.

A programação festiva teve inicio as 5 horas com o ofício dos louvores à Maria na Igreja Matriz, em seguida, os fiéis saíram em procissão com a imagem de Nossa Senhora até o Alto do Morro, onde aconteceu a Missa Solene presidida pelo bispo diocesano de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, e concelebrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Padre Francisco Pereira Borges e pelo pároco local, Padre Jonas de Moura Batista.

Ao longo da caminhada, até chegar ao morro, pessoas de todas as idades estavam vestidas de roupas brancas e de pés descalços em forma de agradecimento pelas graças alcançadas sob a interseção de Nossa Senhora.

53

Na homilia, Dom Plínio recordo: “O dia de hoje é um dia abençoado para todos nós, depois da festa das mães essa tem um elevado valor por ser o dia consagrado a Nossa Senhora, mãe de Jesus. Completam-se hoje, 99 anos da aparição de Nossa Senhora que virou devoção e festa no mundo inteiro, mas o destaque maior que fazemos num momento desse não pode ser outro a não ser Jesus Cristo, porque se veneramos Nossa Senhora recordando a aparição que Ela teve lá em Fátima, nós enaltecemos cada vez mais e reconhecemos a gloria que estar em Jesus, que nos faz sermos todos irmãos e pela a sua morte e ressurreição nos garante a vida eterna”.

Após a Missa, os devotos retornaram em procissão até a Igreja Matriz, onde se concluiu a Celebração com a bênção do Santíssimo Sacramento.

50

Na cidade de Itainópolis, a devoção à có-padroeira é uma tradição mantida há 58 anos. Além da população do próprio município, a cidade recebe caravanas vindas de várias cidades da região de Picos e, principalmente dos filhos da terra que residem em outras cidades e estados, que neste período retornam para celebrar e realizar suas devoções a Nossa Senhora de Fátima.

Esse foi o primeiro festejo organizado pelo Padre Jonas Moura, na Paróquia, como Pároco. Para o sacerdote a participação do povo e o empenho das equipes de trabalho na realização da festa foram significativos. “A gente sente que não está só, porque a gente é padre da igreja povo de Deus, mas ao mesmo tempo, precisamos do trabalho e da colaboração de todos para viver essa unidade na diversidade de caríssimas, ministérios e serviços. É muito bom encontrar uma paróquia onde o povo se sente Igreja e se coloca a serviço, sendo essa força no ministério do sacerdote”, concluiu.

FONTE: DP15

Comentários

Artigos relacionados

Fechar