DestaqueEducaçãoGeralNoticias

Professores e estudantes protestam contra corte de gastos em universidades nesta quarta

A greve-geral acontece em protesto contra os cortes de verbas de 30% para universidades e também contra a reforma da Previdência.

As professoras e os professores da educação básica e superior, estadual e federal cruzarão os braços nesta quarta-feira (15/05) em Teresina. A greve-geral acontece em protesto contra os cortes de verbas de 30% para universidades e também contra a reforma da Previdência.

A concentração do movimento acontece às 8h, em frente à sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O grupo percorrerá o Centro em direção ao Karnak. O encerramento acontece na Praça da Liberdade. O movimento trata da resposta conjunta de diversos sindicatos relacionados à educação e acontece em todo o Brasil.

Em Teresina estarão mobilizados para a ação:

  •  Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí (Sintufpi)
  • Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi)
  • Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp)
  • Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte)
  • Sindicato Dos Docentes Do Ifpi (Sindifpi)
  • Diretório Central dos estudantes da UFPI
  • Diretório Central dos estudantes da Uespi

CORTE DE GASTOS É ATAQUE ÀS UNIVERSIDADES, DIZ ADUFPI

O presidente da Adufpi, Jurandi Lima, pontuou ao OitoMeia que o bloqueio em 30% no orçamento da Ufpi representa um ataque à elementos fundamentais para o funcionamento da universidade.

“O corte anunciado pelo Governo ataca a universidade naquilo que é o mais elementar, que o funcionamento. São cortes no custeio da universidade. São cortes no funcionamento da Ufpi, que comprometem o fornecimento de energia, internet, terceirizados, vigilantes, abastecimento de veículos para o transporte de professores e alunos em pesquisas”, destacou.

Jurandi Lima classifica os cortes de gastos nas universidades como uma ataque do governo às instituições. Para ele o “ataque” está relacionado a postura crítica tida dentro da academia quanto as ações tomadas pelo Governo.

“As universidade vem sido veementemente atacadas por grupos do alto escalão do governo, pois é um centro de crítica ao conjunto ações que o governo tem feito”, destacou.

LEIA MAIS: Se o bloqueio de 30% nos recursos não for revertido, a UFPI para até o final do ano, diz reitor

DOCENTES DA UESPI ADEREM À GREVE

Diretora da Adcesp, Rosângela Assunção (Foto: Divulgação/Adcesp)

A diretora da Adcesp, Rosângela Assunção também pontuou ao OitoMeia a adesão dos professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Para a docente, as universidades estaduais já vivem a realidade enfrentada atualmente pelas instituições Federais.

“Estamos sofrendo ataques por parte do Governo Federal e por parte do Governo Estadual também. Inclusive, na Uespi, esses cortes de gastos já acontecem. Hoje esses cortes na educação prejudicam a parte de ensino na também. O corte não nos afeta salarialmente, mas nós precisamos de alunos conosco em pesquisas e extensão. Esse corte afeta bolsas estudantis, a manutenção de laboratórios”, pontuou.

ENTENDA O CASO

O reitor da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), Arimatéia Dantas Lopes, concedeu uma entrevista coletiva na terça-feira (07/05) para falar sobre os impactos na instituição piauiense após o bloqueio de recursos destinados à Universidade Federal do Piauí. De acordo com o reitor, sem esses recursos a universidade não conseguirá funcionar até o final do ano.

O corte afeta diretamente os serviços de vigilância, limpeza, fornecimento de energia e água, manutenção de equipamentos, transporte, dentre outros. Ainda de acordo com o reitor, esse bloqueio mostra a gravidade da situação que a universidade irá enfrentar caso ele seja mantido.

FONTE: Oito Meia

Comentários

Artigos relacionados

Fechar