DestaqueNoticiasSaúde

Gastrite: causas e cuidados necessários para evitar complicações

A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Você já sentiu queimação no estômago ou se pegou aos resmungos por causa daquela dor incômoda no alto da barriga? Esses são alguns dos sintomas da gastrite, que também incluem enjoos, acompanhados ou não de vômito. Inflamação na mucosa do estômago, a gastrite atinge muitas pessoas que, ao receberem o diagnóstico, precisam adotar algumas restrições alimentares – e com razão.

Primeiro, vamos entender o que é a gastrite: uma inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode ser provocada por diferentes fatores. A doença pode ser aguda (surge de repente) ou crônica, quando o processo inflamatório se instala aos poucos e leva muito tempo para ser controlado.

Causas

A causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago.

Fatores de risco

Quem tem a inflamação deve evitar alimentos ácidos e gordurosos, entre eles frutas ácidas (mexerica, laranja exceto lima, abacaxi etc.), vinagre, café e frituras.

O uso excessivo de medicamentos anti-inflamatórios prejudica a produção de uma substância que ajuda na proteção do revestimento do estômago.  Além disso, o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas irrita o revestimento do estômago (mucosa), o que eleva os danos causados pelos sucos gástricos produzidos para a digestão.

Outro fator é o estresse: momentos de estresse também elevam os danos causados à parede do estômago. Portadores de doenças autoimunes, HIV ou usuários de drogas também são potenciais afetados pela gastrite.

Dieta

A lista de alimentos permitidos para quem possui gastrite é grande. Ela tem como itens, arroz, massas sem molhos industrializados;  legumes e verduras; ovos cozidos e carne bovina magra, de frango ou peixe (bem cozidos, assados ou grelhados).

Mais: sobremesas, (gelatinas, pudim sem calda, sagu e curau, desde que moderadamente); temperos (óleos vegetais, margarina, sal, cebola, tomate, cheiro verde); chá de ervas; geleia, mel, margarina ligth (em quantidades moderada) e leite e iogurte desnatado/queijo branco

Fonte: Estadão Conteúdo

Comentários

Artigos relacionados

Fechar