CulturaDestaqueEntretenimentoNoticias

Documentário registra a trajetória da arqueóloga Niède Guidon e suas descobertas no Piauí

O filme ‘Niède ’ estreia na próxima quarta-feira (5) em uma exibição no anfiteatro da Pedra Furada, no município de Coronel José Dias, a 415 km de Teresina.

Quanto tempo cabe em um filme? A resposta a essa questão um dos desafios enfrentados documentário que conta a trajetória de vida e trabalho da arqueologia paulista Niède Guidon, de 85 anos. A paulista é responsável por um trabalho de mais de 40 anos de pesquisas, e revelou um tesouro no coração do Piauí que revolucionou o que se sabia sobre a história dos seres humanos na America.

O filme ‘Niède ’ estreia na próxima quarta-feira (5) em uma exibição no anfiteatro da Pedra Furada, no município de Coronel José Dias, a 415 km de Teresina. Será a primeira vez que a própria Niède Guidon irá assistir ao filme, além da comunidade. No dia seguinte, uma segunda exibição será realizada em São Raimundo Nonato. “É uma forma de dar um retorno à comunidade”, disse a produtora executiva Talyta Magno.

História da arqueóloga Niède Guidon é contada em documentário produzido no Piauí — Foto: DivulgaçãoHistória da arqueóloga Niède Guidon é contada em documentário produzido no Piauí — Foto: Divulgação

História da arqueóloga Niède Guidon é contada em documentário produzido no Piauí — Foto: Divulgação

A sessão será gratuita, e acontece durante a programação do aniversário de 40 anos do Parque Nacional da Serra da Capivara. O lançamento solene acontece às 19h e terá a presença do diretor Tiago Tambelli. A sessão será feita pelo CINESOLAR – projeto de cinema sustentável com o uso de energia solar.

A produção de 135 minutos busca contar a trajetória da arqueólogade 85 anos, filha de uma brasileira e um francês, que nasceu em Jaú, São Paulo, passou pela França, onde se formou arqueóloga, antes de chegar ao Piauí.

Equipe fez diversas visitas à região de São Raimundo Nonato, no Piauí, entre 2016 e 2019 — Foto: DivulgaçãoEquipe fez diversas visitas à região de São Raimundo Nonato, no Piauí, entre 2016 e 2019 — Foto: Divulgação

Equipe fez diversas visitas à região de São Raimundo Nonato, no Piauí, entre 2016 e 2019 — Foto: Divulgação

Em São Raimundo Nonato, a jovem Niède fez uma das maiores descobertas arqueológicas das últimas décadas ao estudar as pinturas encontradas nos paredões de pedra que povoam a região. Os desenhos encontrados por ela, datados de até quase 30 mil anos, são marcas da passagem de populações ancestrais e registros dos costumes e do ambiente que os cercava.

“Contar a história de Niède Guidon é também contar a história da humanidade. O documentário revela o tamanho do esforço e dedicação de Niède para preservar as memórias da pré-história e o filme é uma celebração as nossas ancestralidades, humanas e naturais”, disse o diretor de “Niède ”, Tiago Tambelli.

Documentário traz imagens das pinturas rupestres da Serra da Capivara, no Piauí — Foto: DivulgaçãoDocumentário traz imagens das pinturas rupestres da Serra da Capivara, no Piauí — Foto: Divulgação

Documentário traz imagens das pinturas rupestres da Serra da Capivara, no Piauí — Foto: Divulgação

O trabalho da arqueóloga transformou a região com a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara. Como pontuam historiadores locais, Niède inaugurou um novo ciclo na região, que impactou vidas inteiras de moradores de cidades como Coronel José Dias, Brejo do Piauí, João Costa e São Raimundo Nonato.

“Niède” foi exibido pela primeira vez no Festival É Tudo Verdade, o maior festival de documentários da América Latina em abril de 2019, em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Serra da Capivara, no Piauí — Foto: DivulgaçãoSerra da Capivara, no Piauí — Foto: Divulgação

Serra da Capivara, no Piauí — Foto: Divulgação

FONTE: G1
Comentários

Artigos relacionados

Fechar