DestaqueNoticiasRegião

Pai de menina morta ao ser esquecida em carro responderá por homicídio culposo no Piauí

Segundo a delegada Amanda Estêvam, titular da Delegacia de Floriano, o pai não teve intenção de causar a morte da criança, mas violou o dever de cuidado, sendo responsabilizado legalmente por isso.

Foto: Redes Sociais/Andrê Nascimento/g1

A Polícia Civil informou que o pastor evangélico Rones Douglas Sales Mota vai responder por homicídio culposo, após a morte da filha de três anos, Ana Liz Sales Araújo, esquecida no carro da família por mais de sete horas. O caso aconteceu na segunda-feira (23), no município de Arraial, a 218 km de Teresina.

Segundo a delegada Amanda Estêvam, titular da Delegacia de Floriano, o pai não teve intenção de causar a morte da criança, mas violou o dever de cuidado, sendo responsabilizado legalmente por isso. O pastor pagou fiança e foi liberado após prestar depoimento.

“Embora evidente que não houve intenção, o caso configura homicídio culposo, por negligência”, afirmou a delegada.

O que aconteceu

Rones relatou à polícia que normalmente deixava primeiro a filha na creche e, em seguida, o filho de 8 anos na escola. No entanto, naquele dia, houve uma mudança na rotina: o filho pediu para ser deixado primeiro. Ao levá-lo, o pai seguiu direto para a igreja onde trabalha e acreditou ter deixado também a filha na creche.

A criança permaneceu trancada no carro entre 7h e 14h40, sob forte calor. Ao sair da igreja para buscar os filhos, ele encontrou Ana Liz já sem vida dentro do veículo. Desesperado, entrou na igreja com a filha nos braços, segundo testemunhas.

A Polícia Militar foi acionada e conduziu o pastor à Delegacia Regional de Floriano. A delegada afirmou que não há elementos que justifiquem prisão preventiva, já que ele se apresentou espontaneamente e o crime não foi doloso.

Impacto e comoção

O corpo da menina foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Floriano, e o laudo com a causa da morte é aguardado. O sepultamento ocorreu na manhã de terça-feira (24), no Cemitério da Conceição, em Arraial.

A tragédia causou profunda comoção na cidade. A Prefeitura de Arraial decretou luto oficial de três dias. Em nota, o prefeito Aldemes Barroso expressou solidariedade à família:

“Nos unimos em oração, pedindo a Deus que conforte o coração dos pais, familiares, amigos e de toda a comunidade que compartilha desse luto.”

Da Redação (Com informações do G1 PI)

Comentários

Artigos relacionados

Fechar