DestaqueNoticiasPolítica

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números!

Rafael Fonteles (PT) lidera com 50,28% dos válidos; em segundo lugar Silvio Mendes (UB) tem 44,21%

O Instituto Amostragem divulgou nova pesquisa para o Governo do Piauí nesta segunda-feira (26). O candidato  Rafael Fonteles (PT) ampliou a vantagem na disputa pelo Palácio de Karnak na pesquisa de intenção de voto estimulada., considerando somente os votos válidos, ou seja, quando se exclui os brancos, nulos e indecisos.

Os dados apontam que Rafael Fonteles mantém a liderança com 50,28%, avançando 1,56% em comparação ao levantamento feito na semana passada; o cenário indica para uma possibilidade de vitória em primeiro turno para o petista.

Rafael Fonteles e Silvio Mendes polarizam a disputa (Foto: Reprodução)Rafael Fonteles e Silvio Mendes polarizam a disputa (Foto: Reprodução)Silvio Mendes (União Brasil) vem na sequência com 44,21% das intenções de votos válidos, caindo 0,34% no comparativo com a pesquisa anterior, mas dentro da margem de erro da amostra, que é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. O indicativo aponta um cenário de estabilidade para o candidato.

diferença entre Rafael Fonteles (PT) e Silvio Mendes (UB) é de 6,07 pontos percentuais.

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 2A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de setembro, com 2 mil eleitores em 90 municípios piauienses.

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera os votos válidos para divulgar o resultado das eleições no País. A eleição é decidida no primeiro turno quando um dos candidatos recebe mais da metade dos votos válidos. Ou seja, 50% mais um.

Coronel Diego Melo (PL) é o terceiro colocado com 1,65% dos votos válidos. Gessy Lima (PSC) aparece com 0,98% dos votos válidos.

candidata Madalena Nunes (PSOL) soma 0,8% dos válidos; seguida por Lourdes Melo (PCO) registra 0,67%.

Gustavo Henrique (Patriota) tem 0,61%Geraldo Carvalho (PSTU) tem 0,55% Ravenna Castro (PMN) soma 0,24% dos válidos.

Na estimulada, Rafael tem 41,05% e Silvio 36,1%

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 3Quando se consideram os brancos, nulos e indecisos, o cenário mostra o candidato petista Rafael Fonteles com 41,05% das intenções de voto estimulada, avançando 1,95% no comparativo com a pesquisa anterior. Ele é seguido pelo candidato Silvio Mendes (União Brasil), que aparece com 36,1% da intenção de voto estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos concorrentes aos entrevistados.

No comparativo com o levantamento feito entre os dias 12 e 16 de setembro, Rafael Fonteles e Silvio Mendes oscilaram dentro da margem de erro de 2,19%.

Em terceiro lugar aparece o candidato Coronel Diego Melo (PL) com 1,35%; seguido por Gessy Lima (PSC) com 0,8%.

A candidata Madalena Nunes (PSOL) é a quinta colocada na pesquisa, alcançando 0,65% das menções; na sequência vem Lourdes Melo (PCO), somando 0,55% das intenções de voto.

pleiteante do Patriota, o servidor público Gustavo Henrique obteve 0,5%; Geraldo Carvalho (PSTU) tem 0,45%. Por fim, a candidata Ravenna Castro (PMN) foi mencionada por 0,2% dos entrevistados.

 

Os eleitores que responderam nenhum dos candidatos a governador somam 6,45%. Os indecisos são 10,2%; brancos e nulos representam 1,7%.

Rafael cresce 11,35% desde julho

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 4O ex-secretário estadual de Fazenda e candidato do PT ao Governo, Rafael Fonteles, cresce 1,95 ponto percentual na nova pesquisa, realizada entre 19 a 23 de setembro, no comparativo com o levantamento feito entre 12 e 16 de setembro. Na linha do tempo, Fonteles avançou de 39,1% para 41,05%; quando se compara com a pesquisa promovida de 13 a 17 de julho, quando o pleiteante do PT tinha 29,7%, a alta é de 11,35 pontos percentuais.

Por sua vez, o ex-prefeito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil) teve uma oscilação dentro da margem de erro na nova pesquisa, passando de 35,75% para 36,1%.

Firmeza na intenção de voto em Rafael é a maior

Nove candidatos disputam o Governo do Piauí (Foto: Reprodução/Raissa Morais)Nove candidatos disputam o Governo do Piauí (Foto: Reprodução/Raissa Morais)Dos entrevistados que apontaram a intenção de votar no candidato Rafael Fonteles (PT) 84,29% apontaram que não muda, já está decidido; 14,37% indicaram que ainda podem mudar; enquanto 1,34% não sabe ou não opina.

Em relação ao candidato Sílvio Mendes (União Brasil), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto no ex-prefeito de Teresina, 82,55% indicaram que não muda, já está decidido; 16,48% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 0,97% não sabe ou não opina.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Coronel Diego Melo (PL), 70,37% indicaram que não muda, já está decidido; 29,63% apontaram que ainda poderá mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Gessy Lima (PSC), 56,25% indicaram que não muda, já está decidido; 43,75% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar no candidato Geraldo Carvalho (PSTU), 55,56% indicaram que não muda, já está decidido; 44,44% apontaram que ainda poderá mudar.

Entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na candidata Madalena Nunes (PSOL), 61,54% sinalizaram que não muda, já está decidido; já 38,46% indicaram que ainda pode mudar.

No grupo de entrevistados que apontaram a intenção de voto no candidato Gustavo Henrique (Patriota), 70,0% indicaram que não muda, já está decidido; 30,0% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto.

Em relação à candidata Ravenna Castro (PMN), entre os entrevistados que apontaram a intenção de voto na advogada, 25% indicaram que não muda, já está decidido; 50% indicaram que ainda podem mudar a intenção de voto; e 25% não sabem ou não opinam.

Já entre os entrevistados que indicaram a intenção de votar na candidata Lourdes Melo (PCO), 54,55% indicaram que não muda, já está decidido; 45,45% apontaram que ainda poderá mudar a intenção de voto.

Expectativa de vitória para governador

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 6

O Instituto Amostragem ainda mensurou com os entrevistados a expectativa de vitória para governador no Piauí; neste recorte, 31,65% apontaram que acreditam na vitória do candidato do PT, Rafael Fonteles; em seguida, 29,65% responderam que acreditam em uma vitória de Silvio Mendes, candidato do União Brasil.

Entre os entrevistados, 0,35% responderam que esperam a vitória de Coronel Diego Melo (PL); 0,15% a candidata do PSOL Madalena Nunes e 0,15% Geraldo Carvalho (PSTU).

Ao todo, apostaram na vitória de Lourdes Melo (PCO)Gustavo Henrique (Patriota) e Ravenna Castro (PMN), 0,05% dos entrevistados cada. Outro soma 1,35%; não sabe ou não opina soma 36,55%.

46,35% não conhecem o candidato apoiado por Lula

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 7levantamento do Amostragem também mensurou o grau de conhecimento do candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; nesse sentido, 53,65% apontaram que conhecem o pleiteante ao Governo do Piauí apoiado pelo presidenciável petista; enquanto 46,35% indicaram que não conhecem.

No Estado, Lula apoia o ex-secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, filiado ao Partido dos Trabalhadores.

Amostragem divulga nova pesquisa para Governador do Piauí; números! - Imagem 8Entre os entrevistados que indicaram conhecer o candidato apoiado por Lula, 94,97% responderam que é Rafael Fonteles (PT); 4,29% indicaram que é Wellington Dias (PT), que não é candidato ao Governo e sim, ao Senado. Outros 0,47% indicaram que é o candidato do União Brasil, Silvio Mendes, que não é apoiado por Lula e sim, pelo ministro Ciro Nogueira (Progressistas). Regina Sousa (PT), que não concorre à reeleição, foi citada por 0,19%; e o ex-govenador Wilson Martins (PT), que disputa uma vaga na Câmara Federal, foi mencionado por 0,09%.

FICHA TÉCNICA

Pesquisa Amostragem foi realizada no período de 19 a 23 de setembro de 2022 com 2.000 entrevistas em 90 municípios do Piauí. A margem de erro é de 2,19%. O registro para o cargo de governador está sob o Nº PI-00381/2022.

FONTE: Meio Norte

Comentários

Artigos relacionados

Fechar