DestaqueEntretenimentoNoticias

Médico alerta para riscos à saúde com o ‘desafio da farinha’, que viralizou na internet

Segundo o pediatra Maurício Cavalcante, a farinha, por ser um produto químico, pode provocar um quadro agravado de uma doença respiratória ou inflamação na mucosa do olho (conjuntiva).

Durante a pandemia, com famílias reunidas em busca de ideias para passar o tempo, o ‘desafio da farinha’ acabou viralizando nas redes sociais. Especialistas veem a interação familiar como algo positivo, mas alertam para os riscos que o contato com o produto químico pode trazer à saúde.

O desafio da farinha consiste em dois integrantes competirem contra uma lista de perguntas e uma terceira pessoa que fica posicionada, entre os participantes, decide quem vai mergulhar o rosto na farinha.

Para a funcionária pública Martha Andrade, que aderiu ao desafio, o ideal é buscar ideias para passar o tempo durante a quarentena.

Desafio da farinha viralizou na internet. — Foto: Reprodução/TV ClubeDesafio da farinha viralizou na internet. — Foto: Reprodução/TV Clube

Desafio da farinha viralizou na internet. — Foto: Reprodução/TV Clube

“Esse é o melhor momento da quarentena, desse isolamento. Poder ficar mais tempo com meus filhos e interagir com eles, então, fica a dica para quem tá em casa, procurar brincar, procurar interagir, pois eles têm mais energia do que a gente e precisam descarregar essa energia de alguma maneira”, afirmou.

Segundo o pediatra Maurício Cavalcante, o desafio, que parece inofensivo, deve ser evitado, pois pode trazer riscos para a saúde e, nos casos mais graves, pode provocar uma pneumonia química.

“A farinha pode atingir os olhos, pode ser inalada pela boca ou nariz. Nos olhos, ela pode causar uma conjuntivite química por causa da irritação com a farinha, pois ela é um corpo estranho na conjuntiva. Na via aérea, ela pode provocar rinite, faringite, principalmente em pacientes que têm tendência a alergias”, explicou.

FONTE: G1

Comentários

Artigos relacionados

Fechar