DestaqueGeralNoticias

Rafael diz que Piauí tem meta de erradicar a febre aftosa até 2025

Segundo o governo, a meta deste ano é vacinar aproximadamente 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias. A imunização já acontece desde o dia 1º deste mês e segue até o dia 31.

Nesta terça-feira (16), o Governo do Piauí lançou oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa na zona rural de Teresina. O governador Rafael Fonteles afirmou que está adotando medidas para garantir o cumprimento da meta que visa ter o rebanho bovino livre de febre aftosa até 2025. O secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, esteve presente no evento.

De acordo como o governo, a meta deste ano é vacinar aproximadamente 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias. A imunização já acontece desde o dia 1º deste mês e segue até o dia 31 de maio. Rafael Fonteles destacou o desempenho do Piauí na vacinação dos bovinos e alertou para a participação dos produtores no combate a febre aftosa e a brucelose.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRafael Fonteles em lançamento oficial da campanha contra a febre aftosa.

Rafael Fonteles em lançamento oficial da campanha contra a febre aftosa.

“O Piauí já tem tradição histórica e cultural do nosso estado na pecuária, e nós já temos um bom índice de vacinação contra a febre aftosa e a brucelose. Queremos até 2025 chegar ao estágio de zona livre da febre aftosa sem vacinação. Para isso, é necessário a participação de todos os produtores, sejam pequenos, médios ou grande”, afirmou Rafael Fonteles.

Com o anúncio da industrialização da carne produzida na região piauiense, o governador reforçou a importância da campanha e afirmou que a pecuária do Estado será mais valorizada com a nova fase.

“Vamos ter frigoríficos [industriais] em Ribeiro Gonçalves, Socorro do Piauí e Uruçuí, queremos ter também aqui na região de Teresina, em Campo Maior e no Médio Parnaíba”, disse o chefe do Executivo Estadual.

O chefe do executivo estadual também falou sobre a obras do frigorífico agroindustrial Piauhy Indústria de Alimentos que recebeu investimentos de R$ 200 milhões. A previsão é que o espaço seja concluído em 2025.

“É a fase de agregação de valor da nossa pecuária, tanto de bovinos, mas também ovinos, caprinos, suínos, para fortalecer a geração de emprego e renda nesse setor, que é tão tradicional”, frisou o gestor.

De acordo com o secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, na última vacinação contra febre aftosa o Piauí registrou 93% de imunização, colocando o estado acima do percentual nacional, que é de 90%.

“O objetivo estabelecido pelo Ministério da Agricultura é atingir o percentual de 90%. Nós chegamos a 93% e queremos aumentar em 2023 esse percentual para mais de 95% e acredito que nós vamos atingir esse percentual”, disse o gestor.

FONTE: Viagora

Comentários

Artigos relacionados

Fechar