DestaqueNoticiasPolicia

Piauí tem mais de 4 mil mandados de prisão criminais a serem cumpridos, diz delegado

Mesmo com poucos agentes, a Decap tem conseguido ampliar as suas ações de captura ao longo dos últimos anos.

Foto: Divulgação/PC-PI

O número de mandados de prisão que ainda aguardam cumprimento no Piauí ultrapassam a marca de quatro mil, é o que estima a  Delegacia Estadual de Capturas (Decap). O número também considera processos de outros estados e pode ser ainda maior, já que o levantamento, solicitado pelo Cidadeverde.com, diz respeito apenas às ações criminais.

“Só os criminais temos mais de quatro mil. Isso referente aos processos aqui do Piauí, mas também temos os oriundo de outros estados […] Recebemos muita demanda de fora também, assim como repartimos. Para você ter ideia, cumprimos um mandado de prisão no estado do Goiás e dois no Distrito Federal recentemente”, disse o delegado Willame Moraes.

Mesmo com poucos agentes, a Decap tem conseguido ampliar as suas ações de captura ao longo dos últimos anos. Até 2018 o órgão era apenas uma divisão dentro da Delegacia de Polícia Interestadual do Piauí (Polinter-PI), mas dado ao volume de trabalho realizado pelo setor, foi promovida a Delegacia no ano seguinte.

“Em 2019 tivemos 362 prisões no ano, quase um por dia. Estou colocando sábado, domingo, feriado, semana santa, carnaval, o que foi muito bom. Só que que veio a pandemia, em 2020 e 2021. Em 2022 acredito que a gente já deve tá em cerca de 100 pessoas presas, mas isso ainda precisa ser levantado pelo setor de estatística”, afirmou o titular do órgão.

Exemplo do trabalho realizado pela Decap foi a prisão do pintor Francisco das Chagas França Paulino na última terça-feira (17), em Teresina. O homem, acusado e condenado a 20 anos de prisão após estuprar e engravidar uma enteada de 13 anos, estava foragido da Justiça desde 2021, ano em que foi sentenciado.

FONTE: Cidade Verde

Comentários

Artigos relacionados

Fechar