BrasilDestaqueGeralNoticiasSaúde

Somente 16,7% da população piauiense possui plano de saúde, afirma pesquisa

Na capital do estado, também se verificam disparidades no acesso a planos de saúde relacionadas ao nível de instrução

FONTE: Reprodução

No Piauí, aproximadamente noventa em cada cem pessoas (91,8%) com renda domiciliar per capita acima de cinco salários mínimos possuem plano de saúde. Enquanto isso, apenas uma em cada cem pessoas (1,7%) com renda de até ¼ do salário mínimo possui o serviço. No total, somente 16,7% da população piauiense possui plano de saúde.

Em Teresina, verificam-se diferenças semelhantes às do estado. Cerca de 32% dos habitantes da capital possuem plano de saúde, sendo que apenas 5% daqueles com renda per capita de até ¼ do salário mínimo têm o serviço. Em contraponto, cerca de 92,1% daqueles com rendimentos acima de cinco salários mínimos são usuários do serviço.

A pesquisa revela ainda que uma pessoa com ensino superior completo tem quase sete vezes mais probabilidade de possuir um plano de saúde do que uma que tem no máximo ensino fundamental incompleto no Piauí. Entre aqueles com ensino superior completo, a posse de plano de saúde chega a 54,6%, valor que cai para 8% entre aqueles sem instrução e ensino fundamental incompleto. Entre aqueles com ensino fundamental completo ou médio incompleto no Piauí, chega a 13% o percentual dos que possuem o serviço. Já entre os que possuem ensino médio completo ou superior incompleto, a taxa sobe para 23,2%.

Na capital do estado, também se verificam disparidades no acesso a planos de saúde relacionadas ao nível de instrução. Entre aqueles sem instrução ou fundamental incompleto o percentual é de 19%. Entre os que possuem ensino fundamental completo ou médio incompleto, o percentual é de 19,8%. O valor sobe para 36,3% entre os que têm ensino médio completo ou superior incompleto e chega a 70,8% dos que possuem ensino superior completo.

Cerca de 28,5% da população brasileira possui plano de saúde. Apenas 3% daqueles que ganham até ¼ de salário mínimo possuem plano de saúde, proporção que vai a 88% entre os que têm rendimentos superiores a cinco salários mínimos. Quanto ao nível de instrução, entre aqueles com no máximo ensino fundamental incompleto, a proporção é de 16,1%, chegando a 67,6% entre os que possuem ensino superior completo.


Fonte: Com informações da Ascom/IBGE
Comentários

Artigos relacionados

Fechar